Assim como uma loja física, um e-commerce também precisa adotar práticas para fornecer um bom atendimento aos clientes. A questão logística, nesse caso, é fundamental para garantir a satisfação do cliente.
Entre os fatores que fazem os usuários abandonarem o carrinho de compras, é importante citar as dúvidas sobre a entrega dos produtos, tempo de entrega e valor do frete.
Segundo a Ecommerce Brasil, o frete é um dos fatores que influenciam o abandono de carrinho nas lojas virtuais. Prazos de entregas muito longos também contribuem para a desistência da compra, pois nenhum consumidor gosta de esperar por muito tempo pelo produto que comprou, não é mesmo?
Sendo assim, para garantir o gráfico de vendas na sua loja online sempre alto, confira a seguir 3 dicas para melhorar a operação logística da sua empresa.
1 - Disponibilize um valor mínimo de pedido para o frete grátis
O frete elevado é um dos principais motivos para um cliente abandonar o carrinho. Da mesma forma, o frete grátis é um dos maiores atrativos e fatores decisivos no momento da compra.
Segundo a pesquisa Consumers’ New Shopping Experiences, encomendada pelo Google para a Float/Quantas, em 2019, 7 em cada 10 brasileiros afirmam que o valor do frete é a maior razão para a desistência da compra online, assim como a demora na entrega.
Nesse caso, é recomendável disponibilizar a opção de frete gratuito a partir de determinado valor mínimo de compra. Contudo, antes de sair distribuindo frete grátis, analise as margens dos seus produtos.
Realize também o mapeamento para definir as regiões viáveis para a gratuidade do transporte. Quem sabe você consiga ajustar o valor mínimo apenas para as entregas na sua região ou então para determinado produtos com maior valor agregado.
2 - Escale a sua loja por meio de um operador de fulfillment
Fulfillment, em tradução livre, é um termo que significa cumprimento. Em logística, o termo designa o tratamento dado ao pedido do cliente, desde o recebimento do pedido até o momento da entrega do produto ao cliente final.
O operador de fulfillment realiza então funções importantes, como, por exemplo, receber as mercadorias dos fornecedores, armazenar, gerenciar o estoque, importar os pedidos, separar os produtos e administrar as entregas e os fretes.
Por ser especialista em logística e transportes, o operador de fulfillment poderá mostrar com segurança as práticas mais adequadas e apontar as melhores estratégias de logística para economizar em diversos aspectos.
3- Otimize as suas rotas
Falando em economia, é fundamental facilitar o transporte dos produtos e possibilitar que eles cheguem mais rápido e em segurança ao cliente - além de reduzir seus próprios custos com a operação logística para poder atender ao item 1.
Nesse caso, é importante utilizar uma ferramenta de roteirização de entrega.
O Pathfind oferece a melhor ferramenta nesse segmento, como contamos no artigo 5 diferenciais que tornam o roteirizador Pathfind o melhor do mercado.
Nossa solução conta com mais de 55 algoritmos para calcular rotas a partir de todos os pedidos pendentes para entrega.
Para isso, ele utiliza a frota disponível, encontrando o melhor caminho e calculando a taxa de ocupação dos veículos; otimizando o espaço e os custos.
Conclusão
A Logística é uma questão fundamental para o sucesso do e-commerce, visto que o valor do frete e o tempo de entrega impactam tanto na decisão de compra do consumidor final.
Além disso, a logística possui alto custo para as empresas e precisa ser gerida com base em dados para que seja possível reduzir custos e melhorar a eficiência das entregas.
Se você precisa otimizar as entregas de um e-commerce e dar mais dados para a sua torre de controle, faça um cálculo gratuito e descubra o ROI que a sua empresa conseguirá obter utilizando o otimizador de rotas da Pathfind!