3 Tendências em entregas e otimização de rotas

3-tendencias-em-entregas-e-otimizacao-de-rotas

A tecnologia é um fator cada vez mais determinante para o desenvolvimento de empresas dos mais diversos segmentos, em especial as do ramo de prestação de serviços de entregas. Esse tipo de empresa se beneficia grandemente de tecnologias que auxiliam na melhora da logística e na eficiência com que os procedimentos são realizados.


Confira então, as 3 maiores tendências para o segmento:

1. Entregas realizadas por drones

Uma das principais tendências do segmento de entregas e roteirização é a crescente utilização de drones. Os equipamentos podem ser usados para realizar as entregas a partir dos depósitos das empresas ou até mesmo simultaneamente com os veículos, normalmente caminhões, que o negócio utiliza para realizar as entregas.
Diversas são as vantagens desta inovação, sendo que uma das mais relevantes é a redução de custos operacionais que o investimento nos drones é capaz de gerar. Isso ocorre, pois em comparação ao valor empregado por quilometragem dos veículos, o carregamento das baterias dos drones é muito mais vantajoso financeiramente. Além disso, não é preciso deslocar um funcionário para realizar as entregas, o que gera uma redução de gastos ainda maior.
Para o cliente, essa alternativa também é muito vantajosa, tendo em vista que seus pedidos chegam ainda mais rápido, já que os drones não precisam passar pelo trânsito das cidades. Para que essa tendência seja viabilizada no Brasil, como já ocorre em outros países como os Estados Unidos, é essencial que haja um regramento legislativo específico. Enquanto aguardam isso acontecer, as empresas devem se manter atentas para sair na frente com o uso da nova tecnologia.

 

2. Automação dos processos

Outra grande tendência em entrega de mercadorias é o aumento da utilização de softwares e aplicativos que automatizam a forma como os pedidos chegam até a empresa e saem para entrega. Essa novidade contempla principalmente as empresas que possuem demandas através de e-commerce e utilizam seus próprios sites como meio receber pedidos.
A partir das tecnologias utilizadas para a automação, as empresas podem realizar todo o gerenciamento de entregas de maneira mais rápida e com chances muito menores de ocorrem imprevistos. Além disso, os valores antes atribuídos a funcionários para a adequação da logística de entrega dos produtos vendidos, agora podem ser direcionados a investimentos em tecnologia para suprir essa função.

 

3. Plataformas de roteirização

De todas as novas tendências relacionadas a melhora na logística de entregas, a principal delas certamente são os aplicativos destinados a roteirização de cargas. A tecnologia empregada nos aplicativos faz com que as entregas sejam feitas de maneira mais rápida e com uma grande redução de custos.
Isso ocorre, uma vez que o software tem a capacidade de traçar as melhores rotas de entrega considerando diversos parâmetros, como a proximidade de cada destino, os horários de preferência dos clientes, detecção de vias com alguma restrição de tráfego, dias e horários em que são realizados rodízios de carros, entre muitos outros.
Todas essas funções fazem com que a empresa diminua a quantidade de veículos em trânsito simultâneo e as entregas sejam feitas de maneira a reduzir ao máximo as chances de ocorrem imprevistos. Aspectos que tornam a utilização dos aplicativos de roteirização de cargas a solução mais racional em termos financeiros e de logística operacional.
As empresas voltadas à prestação de serviços de entrega devem ficar bastante atentas a todas essas tendências que estão emergindo. É imprescindível que a eficiência dos processos seja levada a grandes patamares para que o negócio possa continuar em constante desenvolvimento. Afinal, o mercado é democrático e premia as empresas que buscam cada vez mais pela melhora e inovação de seus processos.

Assinatura Cesar

CTA Frotas inteligentes

logistica

Você já conheçe ou pratica logística verde? Baixe nosso ebook e saiba tudo sobre o tema.

BAIXAR

Se inscreva em nosso boletim informativo

Enviaremos somente conteúdos realmente relevantes.