4 Desafios comuns a toda equipe de vendas externa

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Manter uma equipe de vendas externa trazendo sempre bons resultados com regularidade é um grande desafio para gestores comerciais em qualquer distribuidor, e quanto maior a equipe e a área geográfica atendida, maior a complexidade na gestão.

Vendedores externos que desejam aprimorar seus resultados encontram diversos desafios diariamente, e por isso, devem aprender a vencer seus maiores obstáculos. Listamos neste post os 4 maiores desafios comuns a toda equipe de vendas externa, e demonstramos algumas dicas fundamentais de como eles podem ser superados, criando uma equipe mais produtiva em busca de melhores resultados para o negócio.

 

4 maiores desafios de uma equipe de vendas externa

1- Manter a motivação em alta

A motivação é essencial em todos os setores, mas tem uma relevância ainda maior na área comercial, onde os vendedores estão diariamente em contato com clientes, precisando gerar empatia e demonstrar empolgação com seus produtos.

A perda de motivação em uma equipe comercial pode impactar diretamente os resultados das vendas, por isso, alguns cuidados podem ser tomados para manter seu time sempre motivado em busca de melhores resultados:

Metas curtas: Quando as metas são curtas, semanais por exemplo, mesmo que em uma ou mais semanas ela não seja atingida, haverá sempre um reinício próximo para que a equipe de vendas possa correr atrás. De preferência, tenha metas mensais, mas “quebre” em períodos menores, podendo ser semanal ou até diária em alguns casos.

Capacitação: Cursos, treinamentos e qualquer tipo de capacitação funcionam muito bem para resgatar a motivação de uma equipe de vendas. Aproveite períodos de baixa nos resultados para energizar os vendedores e deixá-los ainda mais preparados.

Reconhecimento: Identifique o comportamento da equipe de vendas em cada fase do processo comercial e forneça feedbacks construtivos. Muitas vezes, pode ser possível identificar falhas ou possibilidades de melhorias no processo, encontrando outras formas que possam trazer melhores resultados

2- Preencher sistemas comerciais e fazer relatórios

Muitos vendedores não costumam apresentar muita afinidade com atividades burocráticas. Porém, preencher informações sobre suas atividades e fazer relatórios é uma parte importante do trabalho da equipe de vendas, para que assim os gestores possam acompanhar o dia a dia da equipe, encontrando maneiras de otimizar seus resultados.

Para tornar este processo menos doloroso, veja algumas dicas de como facilitar as tarefas mais burocráticas:

Não deixar acumular: gestores devem cobrar os relatórios diariamente, se possível, destine alguns minutos ao fim do dia de cada vendedor para que ele possa preencher as suas informações. Dessa forma eles ainda terão mais detalhes na memória e será mais fácil manter as informações atualizadas.

Utilize alguma ferramenta de apoio: ao tornar o preenchimento das informações mais prático, a equipe gastará menos tempo com atividades burocráticas. Evite planilhas ou sistemas muito complexos. Sempre que possível, tenha uma solução de vendas que possa ser facilmente entendida pelos vendedores, de preferência que funcione em dispositivos móveis, assim eles poderão preencher seus relatórios mesmo que não estejam na empresa.

3- Manter um histórico detalhado de interação com cada cliente

Vendedores externos atendem diversos clientes diariamente, e as interações costumam se repetir ao menos uma vez por mês. É fundamental que todo o histórico de negociações e vendas sejam registrados para facilitar novos negócios e possibilitar a empresa criar segmentações de perfis, campanhas personalizadas e fazer novas ofertas.

Para isso, faça uso de um bom software de vendas e registre detalhadamente cada interação com os clientes.

4- Visitar o maior número de clientes possíveis em uma única rota

O termo “tempo é dinheiro” ganha um peso ainda mais importante em uma equipe de vendas externa. Para estes vendedores, quanto mais clientes puderem ser visitados em um único dia, mais chances de se obter melhores resultados comerciais.

Para isso, os vendedores precisam otimizar ao máximo as suas Planner de Vendas de visitas diariamente, escolhendo aqueles trajetos em que eles perderão menos tempo em transito e terão mais chances de fechamento, com clientes mais propensos a fazer bons negócios.

Para ajudar neste processo, um software conhecido como Planner de Vendas é um aliado essencial para gestores e sua equipe definirem quais clientes serão visitados em um único dia. Através de uma análise do histórico dos clientes e do cruzamento de diversas informações, estes softwares apoiam a equipe de vendas externa a otimizarem suas rotas, possibilitando visitar mais clientes com maiores chances de fechamento em um único trajeto.

Assinatura Cesar

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