4 Dicas para sua empresa transportar mais e poluir menos

4-dicas-para-sua-empresa-transportar-mais-e-poluir-menos

O transporte rodoviário de cargas é uma atividade que gera um grande impacto no meio ambiente, afinal, se considerarmos o volume de emissão de gases altamente poluentes, como o monóxido de carbono (CO), dióxido de carbono (CO2), óxidos de nitrogênio (NOx), hidrocarbonetos (HC), entre outros gases provenientes da combustão, o prejuízo é muito alto para a natureza.
O transporte é o terceiro maior responsável pela emissão de CO2, representando 9% do total de emissão, de acordo com  dados da Mckinsey e da FGV de 2016. Atrás apenas da Agropecuária e Mudanças do Uso da Terra, com participação de 73%, e da Energia, com 9,7%.

O modal rodoviário é responsável por 60% do total de TKU (tonelada transportada por quilômetro útil) realizado no Brasil, em 2018, foi responsável por 85% das emissões de dióxido de carbono, tendo os demais modais juntos, responsabilidade de apenas 15%, de acordo com dados levantados pelo Instituto de Logística e Supply Chain (Ilos).
Porém, a boa notícia é que muitas empresas já se conscientizaram sobre a importância de reduzir os danos causados na atmosfera, desenvolvendo ações sustentáveis para minimizar o impacto de suas atividades.
E para que sua empresa não fique de fora desse movimento e encontre um equilíbrio entre transportar cargas e o meio ambiente.

1. Roteirização – Eficiência, economia e agilidade

A prática de uma logística bem planejada, utilizando um software de roteirização de entregas que apresente soluções mais ágeis, como o Otimizador da Pathfind, impacta diretamente na sustentabilidade do negócio. 
O  resultado serão rotas mais eficientes e dinâmicas. O tempo de transporte das mercadorias e a quantidade de veículos nas ruas serão reduzidose, por consequência, os gases poluentes diminuirão. Sem falar na economia do combustível.

2. Cultura sustentável 

Com algumas atitudes e ações sustentáveis, todo o fluxo logístico consegue reduzir o impacto ambiental. É fundamental que as empresas desenvolvam projetos para minimizar os danos que suas operações causam. 
Certificações como o  ISO 14001, são instrumentos importantes que proporcionam práticas sustentáveis em seus negócios. Vale ressaltar que empresas que aplicam uma logística sustentável ganham visibilidade e se destacam no mercado.

3. Manutenção preventiva da frota

Para ter o melhor desempenho da sua frota, é fundamental realizar a manutenção preventiva nos veículos bem como as vistorias periódicas, com a finalidade de impedir a circulação fora dos padrões aceitáveis de emissão de CO2. Lembre-se: Um veículo bem cuidado tem uma vida útil maior e polui menos.
Outro ponto importante que merece destaque é o treinamento de direção defensiva. Um motorista bem treinado conduz o veículo de forma mais eficiente e contribui para um menor consumo de combustível e desgastes dos componentes (câmbio, pneus, freios, etc), auxiliando com a redução de custos com manutenção também.

4. Logística Verde

Diversos são os motivos pelos quais as empresas de maior destaque do segmento usam a logística verde e seus variados modelos de aplicação, mas um dos principais é a credibilidade agregada ao empreendimento.
Um dos segmentos que mais se destacam por terem diversos meios de aplicação da logística verde é o de transportes. Esse mercado está em constante evolução e desenvolvimento de novas tecnologias que além de aumentar a eficiência e a produtividade das empresas ainda podem ter um caráter sustentável.
Esse é o caso, por exemplo, dos aplicativos de roteirização de cargas que auxiliam empresas determinando os melhores caminhos para a entrega de produtos, como citado no item 1.
O compromisso de preservar o meio ambiente é uma responsabilidade de todos nós, e como resultado, teremos um setor de transporte mais sustentável.   

Gostou desse conteúdo? Então não deixe de assinar a nossa newsletter para continuar recebendo outros artigos como este.

Assinatura Cesar

CTA Logística Verde

logistica

Você já conheçe ou pratica logística verde? Baixe nosso ebook e saiba tudo sobre o tema.

BAIXAR

Se inscreva em nosso boletim informativo

Enviaremos somente conteúdos realmente relevantes.