4 Dicas para reduzir problemas na implantação de roteirizadores

[pathfind][linkedin][8 agosto][b06][4 DICAS PARA REDUZIR PROBLEMAS NA IMPLANTAcaO DE ROTEIRIZADORES] (1)

Muitas empresas que atuam no segmento de entregas ainda não passaram pela transformação digital que direciona as novas formas como os processos são realizados. 

Por trabalharem dessa forma há bastante tempo, é natural que, ao se deparar com um sistema totalmente automatizado de roteirização de cargas, os profissionais tendam a ser resistentes à novidade. A partir disso, a empresa deve proporcionar soluções, e não imposições no que tange à implantação do sistema.

1. Treinamento em equipe

Primeiramente é muito importante que antes da implantação do sistema de roteirizadores, se faça um treinamento com toda a equipe de colaboradores da empresa. Esse aspecto tem grande relevância, pois é a partir dele que os funcionários têm um contato conjunto com a plataforma, podem formar uma opinião e também ser encorajados a sanarem as suas dúvidas junto aos colegas.
Isso faz com que todo o processo de implantação seja feito de maneira muito mais natural e didática, facilitando o processo e deixando que todos se adaptem de maneira integrada e contínua conforme utilizam o sistema.

2. Demonstração dos resultados

Quando o assunto é convencer a equipe de que determinado método é eficiente e lucrativo, nada é mais eficiente do que a apresentação de resultados positivos. A partir da implantação do sistema de roteirização, a empresa pode calcular a diferença de lucros obtida, bem como a rapidez com que as entregas são realizadas, a economia de combustível, entre outros fatores.
Com esses dados em mãos, basta apresentar quadros comparativos do período anterior e do posterior a implantação. Dessa forma a eficácia do sistema é muito mais nítida e os colaboradores conseguem enxergar de forma prática que a implantação é realmente necessária e positiva para a empresa.

3. Implantação cadenciada

Nada que é feito de forma impositiva e de maneira rápida, sem adaptação, tem a tendência a funcionar. Por esse motivo, empresas que desejam utilizar roteirizadores de carga devem fazer a implantação da plataforma de maneira cadenciada dentro da equipe.
Isso não quer dizer que alguns colaboradores vão trabalhar com o sistema e outros não. Muito pelo contrário, é essencial que todos possam aplicar as suas funcionalidades, mas de maneira a implantar alguns aspectos e depois outros.

Por exemplo, é possível fazer o cadastramento de todos os destinos para que as rotas sejam traçadas de maneira a realizar as entregas de forma mais inteligente, otimizando o tempo entre um trajeto e outro, e somente depois de a equipe se acostumar com a plataforma, utilizar as suas outras funções, como a distribuição das cargas em cada veículo.

4. Utilização do suporte regionalizado

Durante o processo de adaptação, é possível que dúvidas apareçam e adaptações tenham que ser feitas para que a empresa possa implantar o sistema de maneira a efetivamente ter bons resultados. Para suprir essa necessidade, as principais empresas do segmento de roteirizadores de cargas oferecem o suporte regionalizado.
A empresa disponibiliza profissionais que realizam todo o suporte para que as questões técnicas sejam sanadas e os pontos operacionais sejam adequados da melhor maneira possível às necessidades logísticas que a empresa possui. Isso facilita muito o processo de adaptação e dá mais segurança para que a equipe possa trabalhar com tranquilidade e confiança no sistema.
Um ponto em comum em todas as dicas mencionadas, é que a adaptação deve ser feita de forma conjunta entre os gestores da empresa e os profissionais que efetivamente vão lidar com o sistema.
O que faz toda a diferença é a busca de seus utilizadores pela melhora dos processos, pelo aumento da lucratividade e pelo alcance da excelência na logística. Somente com essa motivação uníssona é que o sistema de roteirizadores é implementado com sucesso na empresa.

Assinatura Cesar

CTA Cálculo ROI

logistica

Você já conheçe ou pratica logística verde? Baixe nosso ebook e saiba tudo sobre o tema.

BAIXAR

Se inscreva em nosso boletim informativo

Enviaremos somente conteúdos realmente relevantes.