5 Dicas para planejar a sua distribuição de cargas

[pathfind][linkedin][7 julho][5 DICAS PARA PLANEJAR A SUA DISTRIBUIÇÃO DE CARGAS]

Planejar rotas através do uso de uma ferramenta (online), que esteja adaptada ao mercado brasileiro, é importante para uma melhor gestão do transporte; para a padronização de processos; para a elaboração de estratégias, e - é claro - para a redução de gastos. Aqui vão 5 dicas - colocadas em formato de perguntas - para qualquer empresa de logística que busque um roteirizador de cargas e precise definir melhor seus objetivos e suas necessidades. As respostas para estas perguntas irão ajudar na otimização das operações.

1 - Quantas entregas você faz por dia?

A quantidade de pedidos de uma empresa de logística pode variar e, portanto, as entregas podem ser feitas todos os dias ou semanalmente. É importante definir o formato das entregas, para que elas sejam distribuídas entre os motoristas e para que rotas inteligentes sejam traçadas, com agendamento de mais de uma parada por dia, quando necessário. 

2 - Quantos motoristas e veículos você tem e quantos clientes atende?

A definição destas quantidades também é importante para a otimização da logística de entregas de qualquer tipo de carga. Responder a estas perguntas é levar em consideração, por exemplo, as normas de trabalho válidas para os motoristas; a capacidade de carga dos caminhões e, mais uma vez, os locais e as quantidades de paradas diárias. 

3 - Como você controla as suas entregas e o que leva em consideração ao defini-las?

Um sistema de rastreamento de veículos e de cargas, que esteja vinculado ao sistema de controle também da jornada de trabalho de cada motorista, é de importância fundamental para um bom planejamento logístico. Com este controle, você descobre, por exemplo, os melhores períodos para a realização de diferentes entregas, podendo distribuí-las melhor ao longo do dia. A definição de perfis de entregas permite que a empresa atenda diferentes necessidades de um mesmo cliente e, por consequência, minimize os custos da logística.

4 - Você pensa nos imprevistos?

Não basta uma plataforma de roteirização ideal, se você não inclui, em seu planejamento diário ou semanal, a possibilidade de imprevistos. O armazenamento de dados e o histórico de entregas podem ajudar com o preparo para situações inesperadas. Tendo o roteirizador em ação, você também poderá comparar as rotas reais com as rotas planejadas para, então, controlar ainda melhor cada processo logístico. Com o roteirizador, também é possível saber dos imprevistos no momento em que eles acontecem e avisar, de forma imediata, cada cliente.

5 - O que falta para a sua empresa ter relatórios completos? 

A quinta e última pergunta é a pergunta que não quer calar. Sempre parece que falta alguma coisa quando elaboramos e emitimos relatórios sobre distribuição de cargas, horas trabalhadas pelos funcionários e clientes atendidos (e satisfeitos). Para que a sensação de que falta alguma coisa seja deixada para trás, o mais recomendado é a adoção do sistema de roteirização. O sistema reunirá todos os dados de cargas, armazenamentos e entregas e relatórios com máximos detalhes, mas de fácil compreensão. Estes dados de relatórios serão utilizados pela empresa de logística para a detecção de tendências relacionadas à operação; para previsão de gastos; para ainda melhor adequação de rotas e entregas e para ainda maior otimização do serviços como um todo.

Otimizar é a palavra (e roteirizador é o segredo)

Sem dúvida, um bom planejamento e a gestão adequada são algumas das responsabilidades dos que administram uma empresa. Mas, é possível perceber que, quando estes administradores contam com um bom roteirizador, todo o trabalho se torna mais fácil e objetivo. Afinal, utilizar o trabalho de um roteirizador de cargas é contar com cálculos realizados através de algoritmos matemáticos e computacionais, que analisam as rotas a partir de pedidos pendentes para entregas e utilizam frotas projetadas, para definir melhor alocação de cargas e - sempre - com o objetivo principal de otimizar custos operacionais.

Assinatura Cesar

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