5 Dicas para reduzir custos com logística

5-dicas-para-reduzir-custos-com-logística

 

Algumas medidas podem ser adotadas para reduzir os custos com logística e, ao mesmo tempo, aumentar a eficiência de uma empresa de transportes.
Um negócio no setor logístico enfrenta a constante pressão por reduzir custos de maneira inteligente. Afinal, à medida que os processos se tornam mais produtivos, também é fundamental melhorar a qualidade dos serviços prestados.
Ainda, os custos logísticos tem aumentado em algumas regiões devido às tarifas, à difusão das lojas virtuais e a um mercado extremamente acirrado.

Portanto, é preciso desenvolver uma visão 360º de toda a operação para que seja possível identificar gargalos e cortar despesas nas frentes certas.
Mas por onde começar? Veja algumas dicas que separamos a seguir!

 

1. Capacite a equipe

Capacitar a equipe é fundamental para que a tomada de decisão sempre se baseie na busca pela eficiência. Além disso, investir em treinamentos permite que os funcionários usem as ferramentas disponíveis e apliquem os processos da melhor forma.
Tenha em mente que, especialmente os gestores, precisam estar aptos a tomar decisões estratégicas que permitam reduzir gastos sem impactar na qualidade dos serviços. 
E esse tipo de atitude só é possível com muito conhecimento sobre o setor e, principalmente, com olhar atento para a
inovação e tecnologia

2. Avalie os serviços de alto valor

É especialmente importante olhar para os serviços de maior valor agregado para entender se eles realmente são eficientes e atendem as expectativas de lucratividade do negócio.
Rever o processo de serviços complexos também ajuda a avaliar se não vale a pena terceirizar determinadas tarefas ou, então, otimizá-las. Afinal, é sempre possível encontrar abordagens mais econômicas e, inclusive, mas eficientes.

3. Evite falhas ao máximo

No processo logístico, os erros custam muito caro. Portanto, é importante que o negócio consiga se “blindar” ao máximo para evitá-los.
Aqui, a dica é preparar os líderes para identificar erros rapidamente e tomar medidas que permitam corrigi-los. E, com isso, evoluir de forma contínua.
Ainda vale ter em mente que atividades manuais abrem mais espaço para erros. Portanto, é fundamental contar com o apoio da tecnologia para implementar processos mais precisos e ágeis.

4. Monitore e determine metas

Um corte de custos estratégico demanda profundo conhecimento de todos os processos do negócio. Além disso, essa é uma tarefa contínua
É importante avaliar cada etapa para identificar a fonte de problemas e aprimorar ainda mais a operação. Além disso, uma gestão eficiente demanda limite de gastos para as atividades, além de metas bem definidas.
Com isso, você consegue instaurar uma cultura voltada ao resultado e que busque constantemente a excelência.

5. Automatize

Por fim, investir em tecnologias que permitam automatizar processos e tomar decisões estratégias é cada vez mais essencial, especialmente no contexto da Logística 4.0 que estamos vivendo.
Sistemas adequados e modernos, como um
roteirizador de entregas, colaboram para que as demandas sejam organizadas e os recursos do negócios usados de maneira adequada.
Além disso, uma ferramenta do tipo permite planejar rotas de maneira estratégica e, com isso, ganhar mais agilidade das entregas.
Para você ter uma ideia, com a implementação de um sistema de roteirização é possível economizar cerca de 20%. Quer entender como? Calcule o ROI do otimizador de rotas da Pathfind para o seu negócio!

Assinatura Cesar

CTA Cálculo ROI

logistica

Você já conheçe ou pratica logística verde? Baixe nosso ebook e saiba tudo sobre o tema.

BAIXAR

Se inscreva em nosso boletim informativo

Enviaremos somente conteúdos realmente relevantes.