Os 5 melhores KPI'S para a área de logística

Os melhores KPI's para a área de logística

Acompanhar os KPIs logísticos é fundamental para identificar gargalos e adotar medidas que permitam alcançar os objetivos do negócio.

Além disso, acompanhá-los ajuda a identificar com agilidade os problemas logísticos e, assim, adotar medidas eficazes para corrigi-los o quanto antes.

Para que possam ser mensurados,  os KPIs precisam ser quantificáveis. Ou seja, precisam estar atrelados a um valor numérico e a um período de tempo.

Conheça, a seguir, alguns dos principais KPIs para a área logística e comece a aperfeiçoar ainda mais os processos e o nível do serviço do negócio!

5-kpis-para-logistica-pathfind-2

1. Order Cycle Time (OCT)

O Tempo do Ciclo da Ordem é um KPI que mede a demora entre o momento que o pedido entra na empresa e é recebido pelo cliente.

Para calculá-lo, é preciso monitorar o tempo que cada entrega levou a partir do momento em que ela foi demandada. Depois, basta somar todos os tempos e dividir pela quantidade de entregas feita no período realizado.

O OCT é um KPI muito importante para os clientes em que o tempo de entrega é um objetivo crucial, como os e-commerces. Portanto, contar com um processo de transporte que permita baixar o OCT revela a eficiência do negócio.

2. Custo Logístico

Esse é um dos KPIs logísticos mais significativos para a empresa. Afinal, é ele que aponta se os gastos estão ou não de acordo com as projeções.

Ele pode ser calculado de uma forma geral, considerando custos fixos, variáveis, folha de pagamento, entre outros. Ou, então, por categorias, como custos da frota, custo com avarias e extravios, entre outros.

O ideal é combinar as duas visões. Assim, é possível ter uma ideia 360º da saúde financeira do negócio ao mesmo tempo em que se identifica as áreas e processos que precisam melhorar a eficiência. 

Baixe grátis: Ebook 5 custos logísticos que podem ser reduzidos

3. Ocorrências ao longo das entregas

Esse é um KPI também de extrema importância em uma empresa de transportes. Afinal, ela impacta diretamente na eficiência e nos custos do negócio.

Ocorrência é um evento que não foi previsto durante o transporte, como extravios, devoluções, recusa de recebimento, entre outros. Portanto, toda ocorrência gera um aumento de despesas, desperdícios e retrabalho.

O ideal, sendo assim, é que o KPI de ocorrências seja baixo ou próximo a zero. Sendo que ele deve ser acompanhado de perto para que seja possível identificar a causa da ocorrência e, com isso, corrigi-la o mais rápido possível para que ela não se repita.

4. Nível de serviço

Esse é o KPI que vai avaliar a competência da empresa de cumprir com os acordos realizados com os clientes. Ele mensura a porcentagem de entregas realizadas dentro do prazo em comparação ao total da demanda do mesmo período.

Quanto mais alta for a porcentagem, melhor o nível de serviço prestado. Além disso, o KPI pode ajudar a identificar as regiões ou as demandas que mais apresentam problemas para melhorar os processos.

Inclusive, esse é um KPI que pode ser usado como argumento de vendas da sua empresa. Afinal, se o indicador é alto, ele representa um importante diferencial competitivo no mercado.

Leia também: Uma reflexão sobre o (baixo) nível de serviço no Brasil 

5. Tempo de espera

Por fim, é importante chamar a atenção para um KPI que acaba passando despercebido por muitos negócios logísticos. O tempo de espera mede diversos fatores fundamentais na logística, como a resolução de problemas, a agilidade da comunicação interna e a capacidade de mudar.

Esse não é um KPI que deve ser aplicado apenas quando um cliente faz uma solicitação ou reclamação. Mas também, deve mensurar quanto tempo uma informação leva para chegar a todas as equipes e a capacidade do negócio como um todo em se reinventar. 

Ao acompanhá-lo, o tempo de espera pode se tornar um importante guia para aplicar melhorias nos processos e, com isso, ganhar mais agilidade e eficiência no negócio como um todo.

Leia também: 4 Benefícios em adotar um roteirizador para otimizar entregas

Assinatura Cesar

CTA Cálculo ROI

logistica

Você já conheçe ou pratica logística verde? Baixe nosso ebook e saiba tudo sobre o tema.

BAIXAR

Se inscreva em nosso boletim informativo

Enviaremos somente conteúdos realmente relevantes.