6 dicas para driblar o aumento do diesel com produtividade

Blog Post (1) 6 dicas para driblar o aumento do diesel com produtividade (Blog)
Por mais que haja muito petróleo no Brasil, o tipo extraído e a insuficiência na capacidade de refino resultam na necessidade de importação dessa commodity e de seus derivados. Além disso, como o país repassa reajustes por conta da política de Preço de Paridade de Importação (PPI), qualquer evento que afete a exportação e a importação de petróleo no mundo atinge o preço do combustível brasileiro e, consequentemente, a cadeia logística.

O conflito entre a Ucrânia e a Rússia e suas implicações, como as sanções dos EUA e da União Europeia contra o petróleo russo, geraram o aumento do preço do diesel e outros derivados do petróleo. Convém ressaltar, ainda, que a desvalorização do real impacta no valor do combustível, tendo em vista que o barril do petróleo é cotado no mercado internacional em dólares.

Diante de tantas questões que não estão sob o nosso controle, pode parecer impossível driblar o aumento do diesel. Mas saiba que é possível, sim, atenuar esse impasse com algumas dicas. Confira-as a seguir!

6 dicas para driblar o aumento do diesel com produtividade

Conheça seis dicas de como economizar combustível e aumentar a produtividade do seu negócio.

1. Planeje as rotas

Planejar as rotas que serão percorridas pela frota considerando as cargas que serão entregues na mesma região, os trajetos mais curtos e outras variáveis é uma forma de reduzir custos e aumentar o desempenho da frota.

2. Controle o peso das cargas

Quanto maior a massa a ser deslocada, maior o consumo de combustível. Portanto, não exceda o limite de carga indicado pelo fabricante, uma vez que isso não o ajudará a cortar despesas com combustível e aumentar a performance da frota.

3. Abasteça em postos de confiança

Infelizmente, há quem comercialize combustível adulterado, o qual é consumido mais rapidamente pelo motor do veículo. Nesse sentido, você acaba pagando um valor alto por um óleo diesel menos eficiente. Para evitar prejuízos, abasteça a sua frota em postos de confiança e desconfie se encontrar uma oferta muito abaixo do valor de mercado.

4. Feche parcerias com postos de combustível

Além de abastecer a sua frota de veículos em postos de combustível de confiança, outra maneira de economizar e aumentar a produtividade do negócio é fechando parcerias com esses estabelecimentos, a fim de obter condições de pagamento exclusivas.

5. Realize a manutenção preventiva

Velas e filtros de ar sujos, pneus descalibrados, rodas desalinhadas e danos nas bobinas são alguns problemas que impactam diretamente o consumo de combustível e o desempenho da frota. Desse modo, é fundamental realizar a manutenção preventiva para identificar falhas antes que elas se agravem e ainda causem maiores prejuízos, como acidentes ou a necessidade de substituir diversos componentes do veículo por conta de uma peça que sobrecarregou as demais por estar danificada.

6. Invista em tecnologia

Atualmente, há softwares que auxiliam diferentes atividades logísticas, contribuindo para a economia e produtividade do negócio, como, por exemplo:

  • definir rotas automaticamente com base em dados como condições de trânsito, pedágio e gestão de risco;

  • identificar o perfil de veículo ideal para cada tipo de carga;

  • calcular o tamanho da frota para as entregas considerando dados como quantidade mensal de entregas, áreas de cobertura e categorias das mercadorias;

  • controlar jornada de trabalho dos motoristas;

  • captar dados a partir da torre de controle com o objetivo de realizar análises preditivas e tomar decisões mais estratégicas, entre outras possibilidades.

Conheça a Pathfind

Desde 2013, a Pathfind atua no segmento tecnológico oferecendo soluções para a cadeia logística que visam reduzir custos e otimizar processos. Entre em contato conosco hoje mesmo e drible o aumento do diesel você também!

logistica

Você já conheçe ou pratica logística verde? Baixe nosso ebook e saiba tudo sobre o tema.

BAIXAR

Se inscreva em nosso boletim informativo

Enviaremos somente conteúdos realmente relevantes.