6 Dicas para realizar uma boa gestão de entregas

6-dicas-para-realizar-uma-boa-gestão-de-entregas

Quem depende de entregas sabe muito bem da importância de ter uma logística eficiente e de qualidade para que nada dê errado durante todo o processo.

Quem depende de entregas sabe muito bem da importância de ter uma logística eficiente e de qualidade para que nada dê errado durante todo o processo.

A logística é uma operação que envolve diversas etapas para que seu funcionamento seja preciso, e qualquer problema que ocasiona falha na entrega, seja com produtos errados ou em más condições, atrasos, etc, pode comprometer a imagem de sua empresa perante o cliente.

Atualmente, a área logística tem a seu favor, tecnologias indispensáveis para uma gestão de entregas de qualidade. São sistemas inteligentes voltados à melhoria de todo o processo logístico.

E para que a gestão de entregas de sua empresa seja cada vez mais eficiente, apresentaremos neste post, seis importantes dicas que contribuem para um melhor desempenho da sua frota.

 

1. Planejamento

O primeiro passo é realizar um planejamento estratégico para otimizar as entregas de suas  mercadorias. Quando bem implantado, geram decisões mais corretas, evita atrasos, gastos desnecessários e até perda de clientes.

Uma logística bem planejada fará com que todo o processo funcione de acordo com o esperado e com mais agilidade.

 

2. Tecnologia

A tecnologia é uma grande aliada quando o assunto é gestão de entregas

Assim como abordamos anteriormente no post: “Roteirização: agregue tecnologia ao processo logístico da sua empresa”, o que caracteriza uma boa gestão de entregas é o uso da tecnologia adequada aos processos logísticos de sua empresa. É ela que permitirá otimizar os processos, tomar decisões mais assertivas, elaborar novas estratégias, obter ganhos de produtividade e ainda reduzir os custos, sendo assim, as chances de erros diminuem drasticamente. 

 

3. Roteirização

Com o uso da tecnologia, o resultado será de rotas mais eficientes e dinâmicas, com o menor tempo e a menor distância.

Desta forma, é possível economizar não apenas em combustível, mas também em manutenção do veículo de transporte.

A roteirização feita de forma automática é indispensável, pois é ela que indicará a melhor rota para o motorista responsável pela entrega.

 

4. Utilize embalagens flexíveis

O uso de embalagens adequadas, garante ao cliente, a integridade de seu produto. Para uma boa entrega, você deverá escolher o formato que facilite o transporte de seu produto e assim, prevenir perdas desnecessárias durante o percurso até o consumidor.

 

5. Tenha controle de seu estoque

Um bom controle do estoque evita tanto a falta de produtos, como os excessos desnecessários, por isso, faça sempre uma análise detalhada das entradas e saídas das mercadorias. 

Uma previsão da demanda também o ajudará a analisar se há a quantidade adequada de produtos em relação aos que estão sendo vendidos, em contrapartida, evitará que o cliente finalize uma compra de algo que está indisponível.

 

6.Logística mais sustentável

Para que o fluxo logístico de sua empresa tenha o menor impacto ambiental possível, aposte numa logística sustentável. 

A partir de trajetos mais definidos, é possível reduzir o uso de combustível e essa prática fará com que sua frota adote uma responsabilidade ambiental. 

Essa ação melhora sua imagem perante o cliente, diminui custos e ainda ajuda o meio ambiente. 

Gostou desse conteúdo? Então não deixe de assinar a nossa newsletter para continuar recebendo outros artigos como este.

Assinatura Cesar

CTA Cálculo ROI

logistica

Você já conheçe ou pratica logística verde? Baixe nosso ebook e saiba tudo sobre o tema.

BAIXAR

Se inscreva em nosso boletim informativo

Enviaremos somente conteúdos realmente relevantes.