6 Tarefas que você realiza mais rápido com um software de roteirização

6-tarefas-que-voce-realiza-mais-rapido-com-um-software-de-roteirizacao

Na atualidade, é muito comum encontrarmos profissionais se questionando sobre aumento de produtividade. Isso porque, na correria do dia a dia, o que eles mais querem é fazer suas atividades com maior agilidade e ainda entregar valor em cada trabalho feito. Estes também são alguns dos desejos dos gestores de logística que precisam controlar processos de entrega e tomar decisões de maneira cada vez mais rápida.

Se fizerem isso de forma lenta, então seus negócios correrão o risco de ficarem um passo atrás de seus concorrentes. Hoje, uma das melhores formas dos gestores realizarem tarefas relacionadas a operações de entregas mais rapidamente é utilizando ferramentas tecnológicas, como softwares de roteirização. A seguir, separamos algumas das atividades que ficam mais rápidas de serem realizadas com um sistema de roteirização. Veja-as:

Definição das rotas de entregas diárias

A tarefa de calcular rotas com base nos pedidos de entrega e na frota de veículos disponível, para fazer a melhor alocação possível das cargas e otimizar os custos operacionais da empresa, pode demandar muito tempo e esforço dos gestores, caso eles utilizem métodos manuais. Mas se eles utilizarem um sistema de roteirização, essa tarefa passará a ser realizada de forma automática.

Maximização da taxa de ocupação e utilização dos veículos

Outra tarefa que requer a atenção dos gestores é a otimização do uso dos veículos da frota da empresa. Isso porque eles precisam cruzar o volume e o peso de cada carga com o seu local de entrega e a capacidade do veículo. Esta tarefa é crucial para maximizar a taxa de ocupação e a utilização da frota. Mas se não for feita com o auxílio de um roteirizador, que a realiza automaticamente, então ela pode demandar muito do tempo dos responsáveis.

Redução dos problemas em rota

Quando se utiliza um sistema de roteirização, fica muito mais fácil evitar problemas que possam afetar as entregas (passar por zonas de risco, encher o veículo demais para atendimento em locais com grande aclive, utilizar vias com grande avarias ou e manutenção, utilização de veículo grande demais para atendimento a cliente que não tem como recebe-lo, utilização de percursos mais longos ou mais lentos, entre muitos outros fatores) e desenvolver estratégias para eliminá-los, para que nem a empresa nem o cliente sejam impactados negativamente. A eliminação de problemas contribui para que as entregas sejam feitas sem atrasos e os clientes fiquem mais satisfeitos.

Controle diário dos custos

O roteirizador não só determina as rotas a serem percorridas pelos veículos da empresa, como também calcula a quantidade de recursos financeiros que deverá ser investida em cada uma das entregas. Assim, os gestores conseguem detectar e tratar as rotas ou entregas específicas que geram prejuízo para empresa diariamente. Com essa gestão também os gastos fora do padrão com insumos (gasolina, óleo, pneus, etc) podem ser cruzados para acompanhamento mensal por rota ou por motorista.

Elaboração de estratégias e simulações

Como o software de roteirização automatiza o processo de roteirização, então os responsáveis pelas entregas conseguem elaborar rapidamente estratégias de atendimento para atender as necessidades de cada cliente simulando cenários de atendimento. Esses cenários podem:

1) incluir uma frota fictícia de novos tipos de veículos com custo diferenciado

2) cenários de alta captação ou de baixa captação de pedidos

3) novas áreas de atuação da empresa e etc

Assim, a empresa passa planejar os investimentos em logística ou o seu crescimento com uma ferramenta que mensure com precisão a sua real necessidade. Dessa forma passa a prestar serviços cada vez melhores, com preços mais competitivos, o que fará com que sua marca ganhe destaque no mercado e se diferencie dos seus concorrentes.

Gestão da Equipe

Como o roteirizador determina rotas e processos de entrega claros e objetivos, os gestores têm a possibilidade de mensurar melhor a performance da sua equipe. Vários indicadores podem ser acompanhados como:

1) Taxa de devolução;

2) Taxa de entrega no horário;

3) Dispersão de Km;

4) Dispersão de jornada de trabalho, entre outros.

A integração da roteirização com os sistemas de rastreamento e controle de entrega fazem com que o previsto na roteirização seja comparado com o que foi realmente executado de forma automática. Sendo assim, as atividades operacionais e de gestão passam a ser desenvolvidas em menos tempo pelo time e o nível de engajamento e produtividade dos colaboradores se torna muito mais alto.

Viu só quanto tempo os gestores podem ganhar ao automatizarem todas essas tarefas com o uso de um sistema de roteirização de entregas? Agora aproveite para deixar suas dúvidas sobre esse software nos comentários ou conhecer outros benefícios que ele proporcionar!

Assinatura Cesar

CTA Glossário logístico

logistica

Você já conheçe ou pratica logística verde? Baixe nosso ebook e saiba tudo sobre o tema.

BAIXAR

Se inscreva em nosso boletim informativo

Enviaremos somente conteúdos realmente relevantes.