Como alinhar vendas e logística para aumentar a lucratividade do negócio

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Toda empresa tem como objetivo aumentar a lucratividade do seu negócio, e para isso pode tomar dois tipos de ações: aumentar as vendas e reduzir seus custos.

Quando falamos em um distribuidor, estes dois objetivos podem ser alcançados com um bom alinhamento os setores de vendas e logística de entrega. Afinal, alguns territórios podem ser tão complexos de serem atendidos que a distância e o tempo gasto para a entrega não compensam caso as vendas não sejam lá tão satisfatórias.

Porque alinhar vendas e logística de entrega?

O alinhamento entre as vendas e a logística de entrega é uma maneira de garantir que os resultados obtidos nas vendas não sejam ofuscados pelos custos de deslocamento, seja pela distância, pelo adicional de mão de obra ou por necessidades de gastos adicionais com a frota.

Ao levar em consideração a logística de entrega no planejamento das vendas, a empresa garante que os resultados obtidos sejam maximizados com a melhor rota de entrega, otimizando ao máximo o uso dos veículos em um único trajeto e evita gastos adicionais com mão de obra, como o pagamento de horas extras por exemplo.

Como alinhar vendas e logística de entrega?

Realizar este alinhamento requer conhecimento e ferramentas específicas, que vão levar em consideração aspectos fundamentais como:

Território atendido

O tamanho do território, a distância média entre os clientes, a necessidade ou não de hospedagem, todos estes aspectos são altamente relevantes no custo de um distribuidor, tanto no processo de venda quando na logística para entrega.

Ao levar em consideração estes aspectos, os gestores poderão definir quais clientes deverão ser atendidos por vendedor e qual a meta de vendas para cada região. Quanto maior o custo de deslocamento, maiores deverão ser as metas de vendas, para compensar também os valores da logística na entrega.

Levantar histórico dos clientes

Definir metas nem sempre é garantia que elas serão cumpridas. Por isso, para definir quais territórios serão atendidos pelos vendedores a cada dia, é fundamental analisar o histórico dos clientes atendidos por cada um, definindo a melhor rota baseando-se também nas compras realizadas no passado de acordo com o mesmo período.

Conhecer e avaliar as restrições de entrega

Muitas empresas impõe uma série de restrições para o recebimento de mercadorias. Por isso, ao planejar as entregas, é preciso levar em consideração também a janela de horários disponibilizada por cada cliente, qual o tipo de veículo necessário para cada pedido e outras exigências adicionais.

Ao juntar as informações de território, histórico de compras e restrições de entrega, os gestores terão condições de analisar a melhor rota a ser atendida por vendedor, e serão capazes de garantir boas vendas com os menores custos de logística tanto para a equipe de vendas quanto para o time de entrega.

Como este alinhamento aumenta a lucratividade do negócio?

Mais vendas com menores custos é garantia de mais lucratividade para o negócio. Além disso, ao alinhar vendas e logística de entrega, o distribuidor tem condições de fazer um melhor controle da sua frota de veículos, e também otimiza a necessidade de mão de obra, evitando custos adicionais com horas extras ou contratação de terceiros.

Este alinhamento também garante mais eficiência para o distribuidor que consegue ter um aumento de produtividade, fazendo mais entregas em menos tempo, e garantindo assim mais faturamento.

Como fazer?

Fazer o alinhamento entre vendas e logística de entrega traz uma série de benefícios para o negócio, mas pode ser uma tarefa complexa caso o distribuidor não conte com as ferramentas corretas.

Atualmente existem ferramentas essenciais no alinhamento entre estes dois importantes pilares:

Os softwares conhecidos como PLANNER DE VENDAS são excelentes para ajudar no planejamento das rotas de vendas, tendo como principais objetivos a otimização da agenda dos vendedores, reduzindo seus custos com logística e fazendo com que vendam mais em uma única rota.

Para apoiar as entregas, existem softwares como o ROTEIRIZADOR DE ENTREGAS da Pathfind, que permitem aos gestores montarem suas estratégias de deslocamento por zonas de atendimento de cada cliente, otimizando as rotas e reduzindo os custos logísticos.

Ambas as soluções são indispensáveis na equipe de vendas de um distribuidor, e são ainda mais interessantes quando trabalham de forma integrada, como as soluções da Pathfind.

Com uma integração entre o PLANNER DE VENDAS e ROTEIRIZADOR DE ENTREGAS, o alinhamento é realizado levando como base todos os custos envolvidos, tanto no processo comercial quanto de entrega, garantindo assim um maior volume de vendas e mais lucratividade para o negócio.

E você, já leva em consideração a logística de entrega antes de planejar suas vendas? Fale com a Pathfind e descubra como lhe ajudamos a otimizar este processo!

Assinatura Cesar

 

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