Aprenda a ampliar seu negócio para o e-commerce

Com o surgimento da era digital e dos diversos negócios online, muitos empreendedores visam ampliar seu e-commerce ou levar o seu negócio físico para o âmbito digital, devido aos diversos benefícios que esse cenário traz. 


Realmente, o meio digital trouxe e ainda traz diversos benefícios para quem aposta suas fichas na tecnologia e no poder das redes sociais dentro de qualquer nicho de mercado. 

A influência desse meio é tanta que até mesmo os negócios físicos resolveram embarcar no desafio de transformarem suas marcas em empresas digitais, e trabalhar por meio da internet. 

Vemos isso acontecer até mesmo em grandes empresas, como:

 

  • Magazine Luiza;

  • Americanas;

  • Casas Bahia;

  • C&A;

  • Marisa. 

 

Essas são marcas que começaram a construir o seu império dentro de uma loja física, e com o boom da internet, viram a oportunidade de aumentar suas vendas e alcançar um público ainda maior. 

Hoje, vamos falar sobre como um e-commerce pode ajudar a transformar o seu negócio físico, juntamente com os benefícios dele e dicas práticas para tornar isso realidade. 

O que é um e-commerce e porque ele é tão importante?

Um e-commerce nada mais é do que um negócio 100% online e digital, ou seja, uma empresa que nasceu, cresceu e permaneceu apenas no âmbito digital. 

E essa empresa pode ser sobre qualquer segmento, não importa se é um e-commerce de roupas ou uma marca que oferece revestimento para rampa de garagem, o e-commerce abraça todo e qualquer tipo de negócio.

 

Os e-commerces se tornaram uma febre, principalmente após a pandemia do novo Coronavírus, que obrigou as pessoas a ficarem em casa. Mais de 7 milhões de pessoas compraram online pela primeira vez durante o primeiro semestre de 2020. 

 

Hoje, uma pessoa não precisa mais sair de sua cidade para encontrar embalagens em São José, com alguns cliques ela já consegue ter uma lista de opções na sua frente e comprar a que for melhor para ela. 

Isso prova como a forma das pessoas consumirem mudou completamente, achamos qualquer coisa na internet e temos o privilégio de recebê-las em nossas casas, sem esforço e preocupação. 

Além da facilidade que os e-commerces trouxeram para a vida dos clientes, ele também carrega consigo diversos pontos positivos para as lojas e marcas que decidem implementá-lo.

Benefícios de um e-commerce para o seu negócio 

Como mencionamos, esses benefícios não são voltados apenas para os clientes, mas também para você, empreendedor que se pergunta se realmente vale a pena migrar para o digital, sendo alguns deles:

Menos custo 

Economizar é um dos pilares de qualquer negócio, principalmente daqueles que estão começando agora, só quem cuida de uma empresa sabe o peso que tem cada centavo que entra e sai. 

Assim como uma pessoa persiste até encontrar o melhor preço de emplacamento de veículo usado, um empreendedor deve encontrar a melhor maneira de tornar o seu negócio acessível tanto para os clientes quanto para ele. 

Uma plataforma de e-commerce exige menos dinheiro do que o aluguel de um espaço para construir a sua empresa, pois você não irá se preocupar com as contas todo o mês ou se haverá alguém para abrir e fechar a sua empresa. 

Com um e-commerce, torna-se ainda mais em conta construir uma marca de sucesso que te traga ainda mais lucro e economia. 

Vendas todos os dias e a qualquer horário

Não é todo negócio que consegue abrir e vender todos os dias da semana e a qualquer horário. 

Dificilmente você irá conseguir encontrar uma equipe de assistência técnica aquecedor a gás em um domingo à noite. 

Com um e-commerce esse problema não existe, pois o site de vendas fica disponível sete dias por semana e 24 horas por dia, o que garante vendas a qualquer instante. 

Em uma loja física, os horários se tornam limitados e adaptados para os funcionários, e já em uma plataforma online, qualquer cliente pode comprar o que quiser sozinho. 

Maior alcance 

A internet e as redes sociais trouxeram consigo um conceito de inovação e transformação, se você conversar com uma pessoa de 70 anos e perguntar se ela iria imaginar que a internet teria tanta influência no mundo como tem, a resposta provavelmente seria não. 

A era digital foi como uma bomba, que virou tudo de cabeça para baixo e mudou a vida das pessoas para sempre. 

Hoje, encontramos de tudo nele, desde empresas que fazem limpeza de grades até cursos profissionalizantes. 

Atualmente, é quase impossível encontrar alguém que não tenha um celular, acesso a internet, perfil nas redes sociais ou vontade de comprar alguma coisa por meio de um site. 

Isso só mostra como as pessoas mudaram, o mundo mudou e os negócios também. Por meio de um e-commerce, você consegue muito mais pessoas do que alcançaria somente em uma loja física. 

Qualquer pessoa pode pesquisar sobre uma empresa de saco plástico para roupas no cabide e conhecer a sua marca através dessa simples pesquisa, isso prova o poder gigantesco da internet e como ela pode ajudar a sua empresa a chegar aonde deseja. 

A internet e as redes sociais se tornaram não só um meio de entretenimento ou informação, mas também, de consumo e de divulgação. 

Nela, existe espaço para que todos os negócios construam o seu poder e autoridade no mercado de forma prática e eficaz. 

Dicas para transformar o seu negócio em um e-commerce 

Agora que você já viu alguns dos diversos pontos positivos que o e-commerce traz, vamos colocar a mão na massa e aprender o que fazer para tornar esse objetivo uma realidade.

Tenha uma plataforma segura 

Quando se decide criar um e-commerce, existem diversas opções de plataformas que irão abrigar a sua loja e ajudá-lo a realizar todo o processo de forma mais prática e segura. 

No entanto, se essa plataforma não for realmente segura, pode acarretar sérios problemas para você e sua empresa. 

Pense que uma assessoria contábil para prestadores de serviços abriram um e-commerce e não viram que o site não possuía o certificado SSL.

SSL é um certificado que garante a proteção dos dados dos clientes dentro daquela plataforma.

Sem ele, provavelmente, os clientes não voltaram a contratar os serviços dessa empresa e podem até mesmo levar a questão para a justiça e processar a empresa por esse dano causado ao cliente. 

Por isso, certifique-se da segurança da plataforma que irá usar para abrir o seu e-commerce, veja os comentários e avaliações de outros usuários, converse com amigos e compare todas as que estão ao seu dispor para escolher a melhor. 

Crie promoções 

Se existe algo que um cliente não recusa de maneira alguma, é uma boa e velha promoção. E usá-la dentro do seu e-commerce pode ser muito útil para atrair novos clientes e mostrar que agora a sua marca está entrando em uma nova era. 

Se o seu negócio é uma clínica estética Taboão da Serra, você pode oferecer um desconto de 30% para os dez primeiros clientes que agendarem uma sessão por meio da nova plataforma de e-commerce da marca. 

Além de agradar os seus clientes que já iam à sua clínica física, você possui a chance de atrair novos deles para conhecer o seu trabalho e começarem a acompanhar a sua marca.

Esteja presente nas redes sociais  

As redes sociais se tornaram verdadeiras protagonistas na vida das pessoas, todos os dias elas passam horas e horas no Instagram, Facebook, YouTube, Twitter e diversas outras. 

Isso significa que elas podem te ajudar a atrair o público ideal e necessário para que as vendas do seu negócio cresçam cada vez mais. 

A produção de conteúdo para as redes sociais se tornou mais comum do que possamos imaginar, é completamente normal abrir o Instagram e dar de cara com um post ou vídeo de alguém ensinando alguma coisa ou recomendando alguma marca. 

Por mais saturado que isso possa parecer, a maioria dos e-commerces conseguem aumentar suas vendas justamente por meio das redes sociais e da produção de conteúdo criada a partir delas. 

São milhões de usuários ativos diariamente nas diversas redes sociais que existem, mostrando que elas são terras férteis para você plantar a sua marca e esperar que os resultados cheguem mais rápidos e volumosos do que se pode imaginar. 

Por isso, postar fotos e textos no Instagram, gravar vídeos com dicas para o YouTube e postar artigos no seu blog vai muito além de só preencher espaço e criar algo bonito. 

É uma maneira de mostrar ainda mais a sua presença e autoridade no âmbito digital, levando cada vez mais pessoas a conhecerem o seu e-commerce e comprarem de você. 

 

A importância da Logística para o e-commerce 

O frete caro é um dos principais motivos de abandono de carrinho em e-commerces. Paralelo a isso, o prazo de entrega também ganhou força nos últimos anos. 

Segundo Mario Fernandes, sócio da Mobly, a empresa precisa oferecer preço, prazo e frete de maneira atrativa para que o cliente não desista da compra.

A roteirização de entregas dos produtos é fundamental para entregas mais rápidas e redução de custos da operação logística. A roteirização dinâmica é ainda mais importante para o e-commerce, já que pressupõe a entrega e a retirada de produtos, sempre calculando em tempo real as melhores rotas.

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Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Business Connection, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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