Aumentar o volume de entregas por veículos com sua frota

Aumentar volume de entregas por veículoaumentar-volume-entregas-veiculos-com-sua-frota

Afinal, como fazer para: 

1. Avaliar o melhor veículo para realizar a entrega?

2. Definir a quantidade certa de carga a ser transportada em cada rota de distribuição?

3. Adequar o transporte e as cargas às legislações vigentes? 

4. Encontrar as melhores rotas onde o veículo rodará menos, respeitando janelas de entrega e restrições de vias?

5. E como, com tudo isso, ainda conseguir ter lucro?


Frota x Carga

Um dos principais desafios de uma empresa de transporte e logística é a maximização do roteiro de entrega. A pergunta de ouro, que consome inúmeras horas de cálculo, é ‘Como a minha frota pode aumentar o volume de entregas, obtendo o melhor da capacidade do veículo junto à melhor rota?

Um dos componentes desta fórmula diz respeito ao volume da carga e seu correto dimensionamento no veículo. O carregamento e descarregamento também devem ser considerados na acomodação da carga durante a roteirização, para não comprometer o tempo de entrega e otimizar ao máximo o processo.

São cálculos complexos, que levam em conta as dimensões do veículo, o tamanho das caixas, a disposição da carga em relação à entrega – especialmente em se tratando de multicargas – e  os empecilhos de deslocamento.

O cálculo das dimensões do veículo, por exemplo, levam em consideração o fator ou volume da cubagem (densidade do carregamento); a altura, a largura e o comprimento do veículo entre outros fatores que uma roteirização por planilha não consegue calcular e prever.

Rotas Inteligentes para entregas inteligentes 

Existem inúmeras variáveis a se considerar além da dimensão da carga. A questão é: por que se preocupar com isso, se já é possível contar com uma forcinha da tecnologia para a otimização de carga? Atualmente, plataformas e ferramentas capazes de realizar roteirização de entregas e cálculos de taxas de ocupação funcionam perfeitamente e atendem às demandas de muitos empresários. 

A Pathfind, neste ponto, pode ajudar com sua plataforma via web, de fácil acesso, manuseio e baixo consumo de dados, utilizando mais de 30 algoritmos que simulam inúmeras situações.

Roteirização deve cuidar da adequação do tamanho do veículo à carga

O uso de ferramentas de roteirização e cálculo e a obtenção de resultados com máxima precisão e exatidão oferece ao responsável pela logística de qualquer empresa, mais tranquilidade e mais segurança, principalmente, em relação aos gastos de tempo e de investimento. Além de oferecer mais segurança aos motoristas dos caminhões durante todo o trajeto. 

E como saber se a minha ferramenta de cálculo e roteirização é uma boa ferramenta? Verifique seu histórico: ela deve ser desenvolvida e constantemente atualizada. Verifique se é possível integrá-la a sistemas de gestão e planejamento de recursos e também a sistemas de rastreamento.

Utilizar plataformas, tanto para o cálculo de ocupação de veículos, quanto para traçar rotas, ajuda na padronização de processos e tornar qualquer trabalho de logística mais rápido e mais lucrativo.

Quem já aderiu ao uso de um roteirizador de entregas comprova sua eficiência na elaboração de estratégias e em simulações; na facilitação da gestão de equipes (in loco e nas estradas) e na redução de horas extras trabalhadas por cada funcionário e seu auxílio na adequação às leis válidas em todo o território nacional, inclusive as relacionadas ao trabalho dos motoristas de caminhões.

Calcule o Retorno do Investimento (ROI) da sua empresa utilizando o otimizador de Rotas da Pathfind e conheça os 5 diferenciais que tornam o roteirizador Pathfind o melhor do mercado!

Assinatura Cesar

CTA Cálculo ROI

logistica

Você já conheçe ou pratica logística verde? Baixe nosso ebook e saiba tudo sobre o tema.

BAIXAR

Se inscreva em nosso boletim informativo

Enviaremos somente conteúdos realmente relevantes.