Como a UX contribui para um roteirizador de rotas?

PATHFIND POST 2 (BLOG)

A era digital vem transformando não só a forma como as empresas oferecem seus serviços, mas também o modo como as pessoas se comportam dentro desse novo universo. Assim, é cada vez mais comum que a experiência do usuário seja a prioridade dos desenvolvedores de aplicativos e sistemas. Essa é também a realidade em um sistema roteirizador, cuja aplicação de técnicas de User Experience (UX) oferece facilidades e dinamismo na navegação.

 

O que é User Experience?

O termo user experience (experiência do usuário) é o conjunto de métodos e elementos relacionados à interação do cliente com um determinado produto, sistema ou serviço. Compreende a forma como alguém reage a um determinado conteúdo quanto ao seu design, funcionalidades e facilidade de navegação. Esse processo gera compreensões emocionais que determinam se a experiência foi positiva ou negativa.

 

Como funciona o conceito de User Experience na logística?

A experiência do usuário tem sido disruptiva, pois tornou a logística algo mais dinâmico, ágil e eficiente. Alguns dos serviços mais interessantes aplicados com UX são:

 

Same-day delivery

Realidade tão distante há alguns anos, a entrega de um produto no mesmo dia já é possível graças aos avanços da tecnologia.

Rastreamento de carga

Os sistemas de hoje permitem a qualquer cliente acompanhar em tempo real a fase da entrega ou onde está localizado o seu pedido.

Transportes alternativos

Uma nova tendência na logística é a variedade de modais alternativos, muito mais modernos e econômicos do que as transportadoras mais ultrapassadas e cuja a experiência do cliente tem um diferencial: a preocupação com a agilidade das entregas, preços dos fretes e até uma maior sensibilidade com questões sociais e ambientais.

 

Como o UX impacta a logística?

Mais do que apenas investir na entrega final, a maior preocupação das marcas, atualmente, está ligada à ideia de promover uma experiência positiva e completa, que vai desde a conversão de potenciais clientes até o pós-venda. Falando especificamente da logística, o trabalho de UX visa a aprimorar os processos de agendamento, liberação do pedido, carregamento e distribuição, de forma a garantir a redução de custos, otimização dos serviços e a confiança dos clientes.

Como o UX contribui para um otimizador de rotas?

A complexidade de um planejamento de rotas pode ser facilmente resolvida com um bom trabalho de User Experience dentro de um roteirizador. Imagine quantas informações são necessárias para definir uma operação eficiente, econômica e ágil? O papel do UX, aqui, portanto, é facilitar a programação de trajetos, o entendimento do plano logístico e o manuseio da ferramenta, otimizando todo o processo.

 

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