Como escolher o otimizador de rotas ideal para seu negócio

BLOG 1 (Como escolher o otimizador de rotas ideal para seu negócio)
Dentro de uma empresa, o setor de logística é de extrema importância para que o negócio funcione adequadamente, com uma gestão de qualidade, gera poucos erros e traz a ampliação de processos de forma ágil e prática, e o otimizador de rotas faz parte desse procedimento de adequação da empresa para o setor logístico.

O que faz um otimizador?

O otimizador de rotas faz parte de uma boa gestão logística e tem como finalidade proporcionar um melhor planejamento na hora de roteirizar entregas e, por vezes, utiliza a automatização para isso. Com um otimizador bem planejado, as entregas se tornam mais baratas e rápidas.

O otimizador de rotas tem alguns pontos a serem considerados como principais: um planejamento da melhor rota a ser feita calculando a distância e trajeto a percorrer, o tempo de entrega e a manutenção dos veículos da frota.

Qual o melhor método para planejar sua rota?

Há dois tipos de otimização: as manuais e as automatizadas. Quando se trata de otimização de rota manual, é preciso se atentar a algumas questões para que seja feita com eficiência:

Análise da rota a ser feita
Antes de realizar a entrega, é preciso verificar o caminho que a frota irá percorrer, com atenção aos pedágios e taxas durante o trajeto e às paradas que serão necessárias.

Disponibilidade do cliente

É necessário saber o momento em que o cliente tem disponibilidade para receber sua carga, pois, supondo que haja 4 clientes na mesma região e todos com horários diferentes de disponibilidade, a rota deverá ser de acordo com esse cronograma para que não ocorram atrasos ou adiantamentos de entrega.

Plano B
Pelo fato da entrega ser feita por rodovias, por exemplo, o motorista está exposto a diversos imprevistos, como acidentes de trânsito, obras e congestionamento, portanto é necessário planejar uma segunda rota para que não haja atrasos ou, pelo menos, sejam reduzidos.

Rota monitorada
O monitoramento das rotas proporciona mais segurança ao motorista e ao cliente pois há acompanhamento em tempo real, podendo, muitas vezes, a empresa fornecer dados informativos ao cliente sobre a sua entrega, o que gera mais transparência e confiança.

Como escolher o otimizador de rotas?
Quando é preciso realizar a escolha, podem surgir dúvidas, então, algumas questões devem ser pensadas antes de definir qual o melhor otimizador para o seu negócio, como:

  • entender as necessidades da empresa, restrições existentes, quanto pode investir  e qual o foco principal para solicitar essa ferramenta;

  • pesquisar, primeiramente, como funciona o roteirizador para saber qual melhor se adequa ao perfil da empresa;

  • analisar os tipos de sistemas de otimização para fazer a contratação adequada, já que cada sistema pode priorizar um ponto específico.

 

Por que investir na automatização de otimizador de rotas?

A automatização de otimizador de rotas proporciona uma gestão com dados mais precisos, o que leva a uma agilidade maior nos processos, fazendo com que os custos sejam mais baixos. 

Além disso, com a automatização trabalhando de forma mais eficaz com os dados, é possível reduzir os trajetos considerados de risco, facilitando o processo de escolha do veículo apropriado para tal entrega. 

Todos esses pontos contribuem para o contentamento do cliente, o que pode acarretar fidelização por meio de transparência e confiança obtidas  com um roteirizador eficaz.

A Pathfind é uma empresa de soluções de tecnologia que trabalha com inovação e é especialista em operações logísticas. Navegue pelo site e saiba mais sobre nosso otimizador de rotas.

logistica

Você já conheçe ou pratica logística verde? Baixe nosso ebook e saiba tudo sobre o tema.

BAIXAR

Se inscreva em nosso boletim informativo

Enviaremos somente conteúdos realmente relevantes.