Veja como reduzir em até 20% os custos do seu negócio e ainda agregar mais valor na percepção dos clientes por meio da tecnologia.
A Indústria 4.0 tem sido um tema de debate frequente entre os mais variados negócios. E não é à toa que com a evolução da tecnologia e o dinamismo do mercado, é preciso buscar por processos cada vez mais eficientes e menos custosos.
Além disso, é a aplicação de estratégias otimizadas que permitirá que uma empresa de transportes se mantenha competitiva com um crescimento saudável.
A tecnologia, além de agregar valor, facilitar e melhorar os processos, é um meio possível de cortar custos sem perder a qualidade, tanto no dinamismo dos fluxos, quanto à qualidade na entrega final.
Neste sentido, a roteirização de rotas é um importante caminho para usar a frota de maneira mais inteligente, reduzir horas extras e veículos ociosos e ainda aumentar a produtividade da empresa.
E é justamente neste ponto que a tecnologia aparece como importante aliado para otimizar todo o processo logístico e gerar uma economia de até 20% em transportes.
Alta performance de transportes
Na área de transportes, para ser eficiente é necessário um bom gerenciamento de riscos e um controle rígido de monitoramento de carga. Afinal, são estes pontos que irão garantir a alta performance da empresa.
No entanto, é a roteirização eficaz nas entregas que permitirá reduzir os custos e agregar diferenciais competitivos no segmento. Mesmo porque é a sequência eficiente de coletas e entregas que permite um percurso otimizado da frota e, consequentemente, a entrega mais rápida e com um custo menor.
Neste sentido, são as ferramentas de roteirização que ajudam a definir qual a sequência mais eficiente. Afinal, realizar a tarefa de maneira aleatória ou com base nas percepções da equipe, abre margem para erros e desperdícios, além de maior vulnerabilidade a riscos.
Automação das rotas
A roteirização, por meio da tecnologia, permite criar e avaliar um histórico do monitoramento logístico.Com isso, a equipe consegue tratar de forma mais adequada os pedidos a serem distribuídos, mesmo que sejam de clientes diferentes.
O sistema de roteirização colabora para identificar os veículos mais adequados, planejar trajetos mais rápidos e, inclusive, reduzir o tempo de ociosidade da equipe. Além disso, permite evitar caminhos com alta incidência de roubos de cargas, reduzindo os riscos logísticos e prejuízos à companhia.
Como resultado, é possível mapear todos os custos com o transporte e equipe, além de identificar os maiores gargalos. Além de adotar estratégias, melhorias de rotas e entregas muito mais adequadas que permitam usar os recursos de forma otimizada.
20% de redução de custos
Imagine que um determinado frete, o veículo se desloca da sua empresa com 40 entregas de endereços distintos sem planejamento, ou seja, o motorista terá que parar em 40 locais diferentes e longe um do outro.
Traçar essas rotas de forma manual é uma tarefa que toma muito tempo da sua equipe, gera custos e, com certeza, resultará em um mau aproveitamento de recursos e pessoas. Leia também: Por que não fazer a roteirização de entregas utilizando planilhas
A tecnologia, portanto, é um caminho importante para aumentar a eficiência e diminuir despesas, ao mesmo tempo em que se torna mais fácil entregar as mercadorias com agilidade e qualidade aos clientes.
Em outras palavras, a roteirização otimiza seus fretes, reduz despesas e melhora o relacionamento com os clientes. Aumentando, assim, os resultados da empresa de forma expressiva.
Calcule o ROI que a sua empresa pode obter com o otimizador de rotas da Pathfind!