Como implementar a supply chain na sua empresa?

Blog Post (3) Como implementar a supply chain na sua empresa chhain na sua empresa (Blog) (1)
Hoje em dia, manter uma supply chain alinhada aos processos, tanto da sua empresa quanto das a ela associadas é fundamental para uma gestão eficiente e para a conquistar a confiança dos fornecedores, do cliente final e de outras empresas que se relacionam com a sua.

Para entender melhor o que é uma supply chain e como implementá-la na sua empresa, siga a leitura!


O que é
supply chain?

Supply chain, que significa cadeia de suprimentos, ou cadeia logística, são os métodos presentes em todas as etapas do desenvolvimento de um produto, desde a obtenção de insumos até a entrega para o cliente final.
 

Esse termo está sendo muito utilizado na administração, nos dias atuais. Com o desenvolvimento e estudo de empresas e logística, novos conceitos vão surgindo e supply chain é um deles.
 

A cadeia de suprimentos considera os setores de uma empresa, ou até empresas, como elos da cadeia, que trabalham de forma alinhada, para que todas as etapas fluam da melhor forma possível.

A gestão da cadeia de suprimentos, ou management supply chain, abrange o planejamento estratégico das etapas do processo, o gerenciamento de insumos, o transporte, a logística e até pontos estratégicos, como o marketing, o armazenamento e os recursos humanos envolvidos.

A supply chain funciona internamente nos processos de uma empresa, mas, também, fora dela, se relacionando com outras empresas envolvidas, que devem ser consideradas.

 

Por que utilizar supply chain?

São várias as vantagens de manter uma supply chain bem-alinhada.

 

Diminuição dos custos de operação

Com a supply chain, você consegue organizar melhor seus processos, de forma que todos funcionem com mais eficiência, eliminando desperdícios, como mercadoria vencida e gastos desnecessários com fornecedores ou com retrabalho. O trabalho se torna mais previsível, e os custos diminuem.


Controle

O aumento, ou melhoria do controle, é um benefício intuitivo, quando se trata de implementar uma supply chain. Quando há mais dados sobre os seus processos e um melhor gerenciamento, tudo flui de forma mais alinhada e dentro dos conformes.

 

Integração entre os setores

Com a supply chain, setores diferentes, como vendas, marketing, estoque, contabilidade e produção são alinhados, conhecem-se melhor e sabem como lidar da melhor forma uns com os outros.

 

Como implementar a supply chain?

A aplicação da supply chain está contida em três etapas:

 

Formalização

O primeiro passo é elaborar as regras, os objetivos e todos os processos envolvidos, para a sua empresa funcionar com o máximo de eficiência. Com essa documentação, é possível analisar as necessidades da empresa e criar estratégias para cada etapa.

 

Monitoramento

Observação de cada etapa envolvida, seja interna ou externa, para melhorar ou criar a estratégia de forma mais inteligente.

 

Tecnologia

Um bom sistema de gestão de logística é fundamental ou, ao menos, muito importante, para coletar todas as informações e usá-las da melhor maneira possível.

 

Conheça a Pathfind

Interessou pelo assunto e deseja conhecer mais sobre logística? Continue no site da Pathfind e conheça nossas soluções.

logistica

Você já conheçe ou pratica logística verde? Baixe nosso ebook e saiba tudo sobre o tema.

BAIXAR

Se inscreva em nosso boletim informativo

Enviaremos somente conteúdos realmente relevantes.