Como a logística 4.0 pode impactar os seus negócios?

Como a Logística 4.0 pode impactar os seus negócios

A logística 4.0 demanda maior conectividade e produtividade nos processos. E essa já é uma realidade no mercado!

logística 4.0 representa uma verdadeira revolução, uma vez que traz mudanças significativas na maneira como fazemos negócios e vivemos enquanto sociedade.

A logística 4.0 combina fenômenos impulsionados pela evolução da tecnologia, como a Internet das Coisas, a Inteligência Artificial e o Big Data.

E, ao contrário do que alguns ainda acreditam, essa não é uma previsão futurista distante de acontecer, já é a realidade no país e demanda uma revisão dos processos e atuação das empresas para que seja possível continuar crescendo e ganhando mercado.

Será que você realmente está pronto para a nova era da Indústria 4.0?

O impacto da tecnologia na logística

A logística sempre precisou ser uma área com alta eficiência operacional. Agora, com a Indústria 4.0, essa premissa se torna ainda mais importante e prioritária.

Com a tecnologia, é possível potencializar resultados a partir dos recursos inteligentes disponíveis e, assim, tornar os processos mais automatizados e otimizados. 

A logística 4.0, portanto, é ultraconectada, tecnológica e rápida. Assim, ela demanda não apenas o uso dos sistemas e ferramentas mais modernos e relevantes ao negócio, como também, uma verdadeira mudança na cultura corporativa. Só assim será possível implementar um fluxo operacional autônomo e eficiente na operação.

Com isso, modelos tradicionais de logística, que operam de forma desconectada e obsoleta, estão deixando de existir. Afinal, sua competitividade é infinitamente menor se comparada à logística 4.0, que permite um uso muito melhor de recursos ao mesmo tempo em que aumenta a produtividade.

A logística tradicional ainda experimenta problemas com erros e sofre grandes perdas e desperdícios, prejudicando o faturamento do negócio. E, em um mundo cada vez mais conectado, não há mais espaço para ela.

Confira abaixo um quadro que preparamos mostrando as diferenças entre a Logística Tradicional e a Logística 4.0

Como a logística 4.0 pode impactar os seus negócios?

Foco total na estratégia de negócio

Com a logística 4.0, o foco passa a ser total na> estratégia do negócio. Como os processos estão modernizados e automatizados, é possível eliminar gargalos, reduzir custos e ganhar mais eficiência.

No entanto, isso só é possível a partir do uso de sistemas e tecnologias adequados e conectados. Afinal, só assim a informação poderá ser consultada em tempo real e estará ao alcance dos interessados para a tomada de decisões.

O transporte de mercadorias também pode funcionar de maneira mais otimizada e rápida. Com uma roteirização inteligente, é possível traçar rotas que já consideram o melhor uso da frota e imprevistos como trânsito ou restrições de circulação.

Com isso, é possível contar com uma operação mais enxuta e mais produtiva, além de uma visão mais completa e integrada do negócio, que impactam diretamente em uma competitividade maior. 

Mais competitividade e produtividade

Em resumo, a logística 4.0 permite tornar o negócio mais competitivo. Portanto, implementar novas tecnologias e práticas às operações contribuem para aumentar expressivamente o desempenho e a eficiência da empresa.

A logística 4.0 ainda contribui para:

  • reduzir significativamente os custos;

  • diminuir perdas e erros nos processos;

  • aumentar a segurança e a precisão na tomada de decisões;

  • tornar os processos mais ágeis e menos burocráticos;

  • aperfeiçoar o uso da frota, equipamentos, insumos e atividades dos funcionários;

  • ganhar mais agilidade de resposta ao mercado;

  • tomar decisões qualificadas;

  • aprimorar o negócio para entregar mais valor aos clientes.

É fato que, a princípio, adotar a logística 4.0 vai demandar investimentos maiores. No entanto, os benefícios a médio e longo prazo são inquestionáveis e, cada vez mais, vitais para uma empresa que deseja prosperar e ganhar destaque nos próximos anos.

Assinatura Cesar

CTA Logística Verde

logistica

Você já conheçe ou pratica logística verde? Baixe nosso ebook e saiba tudo sobre o tema.

BAIXAR

Se inscreva em nosso boletim informativo

Enviaremos somente conteúdos realmente relevantes.