Como o aumento do diesel pode impactar a cadeia logística?

Blog post (1) Como o aumento do diesel pode impactar a cadeia logística (Blog)
Quando há aumento do diesel, o setor de logística é um dos mais afetados, pois o aumento do combustível atinge diretamente o preço do frete.

Afetando o custo de entrega, as consequências são sentidas por toda a cadeia logística. Com o frete mais caro, o valor é repassado para os lojistas, que repassa também para o consumidor final, causando um aumento no preço de praticamente qualquer produto de consumo.

Para que as empresas de logística não percam clientes com o encarecimento, é preciso buscar estratégias para realizar entregas gastando menos combustível.

A melhor solução para isso é utilizar um trajeto inteligente, ou seja, em que você chega mais rápido e, consequentemente, economiza diesel. 

Continue a leitura para saber mais!

Como o aumento do diesel impacta o preço do frete?

Durante o mês de maio, a Petrobrás anunciou um aumento médio no diesel de 8,87%, que pode ser traduzido como cerca de R$ 0,45 o litro. 

Combinando com os outros aumentos que tivemos em 2022, o reajuste já soma 47%.

Essa série de aumentos é muito significativa para a logística devido às grandes distâncias percorridas, fazendo com que o custo final seja bem alto.

O diesel representa de 35% a 45% dos gastos das empresas de transporte, e os aumentos acabam afetando toda a cadeia logística, atingindo todos os setores da economia, isto é, até o consumidor final.

Então, podemos perceber que o aumento do diesel é refletido diretamente no preço do frete.

O que compõe o preço do diesel?

A maior parte do preço do diesel é a que fica com a Petrobrás, chamada porção de realização, que representa 47% do custo final, ou seja, a Petrobrás é quem tem a maior influência sobre o aumento do combustível.

Logo a seguir, na segunda posição de parcela do preço do diesel, estão os impostos.

O Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) – um imposto federal – é o maior, representando 14% do valor, a Contribuição de Intervenção sobre o Domínio Econômico (Cide), Programa de Integração Social (PIS) e a Contribuição para o Financiamento da Seguridade Social (Confins) somam 9%, ou seja, 23% do preço é formado por impostos.

As distribuidoras e revendedores ficam com 16% do valor.

Por último, o preço também sofre influência do biodiesel. É necessária uma mistura de pelo menos 12% do combustível renovável na composição do diesel.

Como planejar suas rotas pode ajudar a economizar combustível?

Planejar estrategicamente as rotas é uma das melhores formas de evitar um abalo maior com o aumento do diesel.

Isso porque se estima que rotas planejadas com eficiência podem gerar uma economia de até 40% no valor gasto com combustível.

Por esse motivo, definir, controlar e monitor o trajeto é uma tarefa tão importante para a logística.

Não costuma ser fácil criar esse planejamento manualmente, mas a empresa pode contar com o apoio de um roteirizador, por exemplo, uma ferramenta que identifica a melhor rota para a entrega, economizando tempo e combustível.

O roteirizador não serve apenas para analisar o mapa e escolher o trajeto mais curto, ele leva em consideração todas as variáveis possíveis para definir a melhor rota.

Fatores como congestionamento, paradas necessárias e horário de preferência do cliente são calculados por esse software, fornecendo o trajeto que trará mais economia e produtividade.

Quais as vantagens de um roteirizador?

Com um otimizador, a entrega:

  • enfrentará menos trânsito;

  • poderá ser acompanhada pelo gestor em tempo real;

  • terá menos custos no que se refere a combustível;

  • será realizada por estradas em boas condições, diminuindo custos de manutenção no veículo;

  • evitará regiões perigosas, onde possam acontecer furtos de carga;

  • será mais rápida!

Se você quiser driblar o aumento do diesel com estratégia, confira o roteirizador da Pathfind!

Com ele, você sempre irá utilizar as melhores rotas para as suas entregas, ganhando eficiência e economia de combustível.

A Pathfind atua desde 2013 oferecendo soluções inovadoras e tecnológicas para otimizar a cadeia logística, faça um orçamento conosco!

logistica

Você já conheçe ou pratica logística verde? Baixe nosso ebook e saiba tudo sobre o tema.

BAIXAR

Se inscreva em nosso boletim informativo

Enviaremos somente conteúdos realmente relevantes.