Como planejar a logística das rotas com mais eficiência

Blog post (1) Como planejar a logistica das rotas com mais eficiencia (Blog)
O planejamento das rotas ajuda as empresas a fazerem entregas mais rápidas, aumentando os lucros e a satisfação dos clientes. Para fazer isso, é interessante utilizar sistemas de roteirização inteligente, como o da Pathfind.

Saiba mais sobre como planejar e otimizar as rotas de entrega da sua empresa!

Quais as vantagens da otimização de rotas para a logística?

Quando a empresa utiliza otimização de rotas, faz as entregas com mais eficiência, menos custo e se torna mais competitiva.

Algumas vantagens de otimizar as rotas para a logística de entregas são:

Redução de custos

Ao otimizar as rotas, com a ajuda de um roteirizador, por exemplo, a empresa gasta menos recursos para fazer o mesmo percurso, ou seja, ganha eficiência e produtividade ao fazer as entregas. Isso faz com que os custos sejam reduzidos e os lucros aumentem.

Conhecimento das rotas ineficientes

Com um software inteligente de otimização de rotas, que avalia tempo, trânsito, restrições e rodízios municipais, por exemplo, é possível entender quais são os trajetos menos eficientes para fazer determinados percursos.

Redução do uso de combustível

Quanto menos tempo um motorista levar para chegar a um determinado destino, menos combustível gastará. Para fazer com que essa conta feche, é preciso otimizar as rotas, para que os veículos rodem menos.

Satisfação do cliente

Quando as entregas são mais eficientes, não atrasam e conseguem seguir o planejamento que foi passado ao cliente, que fica muito mais satisfeito e tem mais chances de fechar negócio com a empresa novamente.

Mapeamento de áreas de risco

Os softwares de otimização de rotas ajudam a mapear as áreas de maior risco dentro das cidades. Isso reduz os riscos de roubos e furtos, que ocasionariam grandes prejuízos para a empresa e seus clientes.

Como planejar a logística das rotas? 

Para planejar a logística das rotas, é preciso contar com um agendamento preciso de todas as entregas que devem ser feitas em um determinado dia. O estabelecimento de rotas fixas também é importante, já que garante o conhecimento dos motoristas em relação ao trajeto.

Para fazer isso com qualidade e eficiência, o ideal é contar com um roteirizador inteligente, que consegue garantir um maior controle das entregas, ajuda a reduzir os custos da operação e, ainda, faz com que a sua empresa tenha mais produtividade.

Dicas para melhor otimização de rotas

Sempre existem formas de melhorar as rotas escolhidas pelos motoristas no momento de fazer as entregas. Algumas dicas para isso são:

Treinamento da equipe

Treine os funcionários, para que saibam o que fazer em relação às regras de trânsito, às melhores práticas de direção defensiva, à execução dos processos, à segurança e à produtividade.

Gestão integrada

Foque em uma gestão integrada, para fazer com que todos os processos, inclusive a otimização das rotas, funcionem em conjunto, com a ajuda de softwares, por exemplo.

Segurança

Utilize um sistema de roteirização que auxilie no monitoramento e rastreamento das cargas. Isso previne possíveis congestionamentos no trânsito e ajuda a garantir a segurança dos motoristas.

Conheça a Pathfind

Se você acredita que precisa de uma solução em logística de otimização de rotas, continue no site e conheça a Pathfind.

logistica

Você já conheçe ou pratica logística verde? Baixe nosso ebook e saiba tudo sobre o tema.

BAIXAR

Se inscreva em nosso boletim informativo

Enviaremos somente conteúdos realmente relevantes.