Como reduzir o KM rodado em suas entregas?

[pathfind][linkedin][7 julho][como reduzir os km rodados]-1

O gasto de dinheiro por quilômetro rodado é, muitas vezes, o motivo da dor de cabeça do gestor de uma empresa de logística. Aqueles com empresas cujas frotas ainda são pequenas - que têm 2 ou 3 caminhões - não sofrem tanto quanto os que administram empresas com frotas maiores, mas, da mesma forma, nem sempre conseguem acertar no planejamento do orçamento. 

A conta de quilômetros rodados por um caminhão ou por toda a frota de uma empresa de logística inclui, além de gastos fixos, variáveis que podem surpreender (e até assustar). Entre os gastos fixos, estão, por exemplo: gastos com a remuneração da mão de obra (motoristas e equipe de logística); seguros, impostos e licenciamento e gastos com o rastreamento, tanto dos veículos, quanto das cargas transportadas. 

Já nos custos variáveis, entram: o combustível; possíveis manutenções e trocas de pneus; pedágios e outras despesas extras. A análise dos gastos que uma empresa de logística terá por quilômetro rodado é um ponderamento de todos esses fatores e, pode até parecer fácil, mas também deve levar em consideração detalhes sobre cada carga e solicitações específicas de cada cliente. 

Não corra riscos! Escolha e utilize a ferramenta adequada para sua logística

Softwares e ferramentas de otimização de rotas são, quase literalmente, uma mão na roda e ajudam, não apenas na redução de gastos com frete(s), mas na economia de quilômetros rodados em uma ou mais entregas. Softwares de roteirização de entregas como o desenvolvido pela especialista Pathfind auxiliam na determinação da melhor rota para cada caminhão, levando em conta especificações de cada estrada; tempo e pontos de parada e, inclusive, prazo de entrega determinado para cada carga. Ferramentas avançadas, além da roteirização básica, também são capazes de traçar mais de uma rota para mais de um caminhão (ou até para o mesmo caminhão) de forma simultânea.

Acertar na conta não basta: preciso reduzir meus gastos com quilômetros rodados

É aí que você vai usar e abusar de seu software para roteirização. E é por isso que você precisa ter um software que funcione sem gasto excessivo de dados, em qualquer computador ou smartphone e cujos dados permaneçam armazenados em nuvem. 

Através do uso da ferramenta de roteirização da Pathfind, por exemplo, é possível identificar melhor as variáveis de sua logística. A identificação destas variáveis mostrará custos desnecessários, que podem deixar de existir. Com estes cortes, os gastos com operações serão reduzidos.

A importância das simulações

Uma ferramenta avançada de roteirização permite a realização de simulações dos trajetos a serem seguidos por cada caminhão de uma frota. Simular trajetos permite o exato cálculo do valor do frete de uma ou mais entregas e de todos os possíveis gastos em cada rota, além de permitir mudanças de pontos de paradas e de estradas a serem utilizadas.

Com a simulação, através do roteirizador de entregas adequado, será possível saber - literalmente! - se a logística está no caminho certo. O caminho certo levará à maior eficiência da empresa e à consequente redução de gastos (e de quilômetros rodados).

Outros diferenciais do roteirizador de entregas da Pathfind

Além dos diferenciais já mencionados, é importante destacar que o software roteirizador da Pathfind é um software totalmente nacional, desenvolvido por técnicos especializados nas problemáticas e nas peculiaridades de frotas e estradas brasileiras. Além disso, a Pathfind conta com uma equipe de suporte técnico regionalizada, disponível para atender cada cliente a qualquer momento, auxiliando com soluções ou esclarecimento de dúvidas. E mais: a plataforma de roteirização de entregas Pathfind é aplicada, também, para a montagem de estratégias por zonas de atendimento de cada fornecedor. 

Assinatura Cesar

CTA Frotas inteligentes

logistica

Você já conheçe ou pratica logística verde? Baixe nosso ebook e saiba tudo sobre o tema.

BAIXAR

Se inscreva em nosso boletim informativo

Enviaremos somente conteúdos realmente relevantes.