Como reduzir seus custos de distribuição

blog-custosdeistri

A redução de custos é uma busca incessante de qualquer gestor. Não importa o ramo de atuação, o setor interno ou o porte da empresa, reduzir custos será sempre uma preocupação importante. O nosso foco aqui é tratar de redução de custos nas empresas do setor logístico e demais empresas que possuem frota de veículos de entrega.

Em um ambiente cada vez mais profissional e competitivo, ter o controle dos custos e desperdícios não se traduz mais em um diferencial no mercado, passa a ser uma obrigação para se manter em níveis competitivos diante da concorrência. Como anda seu controle de custos de entregas?

Para reduzir é preciso conhecer

Se você pretende reduzir seus custos de entrega, é preciso antes saber qual o seu custo atual. Sem ter a informação dos seus custos atuais de distribuição, não se pode traçar metas de redução e nem mesmo saber se suas ações tiveram efeito. Por isso, fica a pergunta: você sabe seu custo médio por entrega? Se você não sabe, não adianta sair cortando tudo o que vier pela frente. Você pode acabar fazendo um corte equivocado que pode trazer um prejuízo maior no futuro. Se você se encontra nesta situação, ou seja, não sabe o seu custo de distribuição, é extremamente aconselhável que você tenha essa informação antes de fazer qualquer ação que vise diretamente a redução dos custos.

Mas como eu vou calcular isso? Você deve estar se perguntando. De fato, não é algo tão simples assim. Existem vários fatores que precisam ser incluídos no cálculo. Além disso, muitos desses custos são variáveis e precisam de ajustes frequentes. Antes de falarmos sobre como e onde esse cálculo pode ser feito, é preciso analisar outro caso.

E se eu já possuir essas informações? Se eu já souber o meu custo médio de entrega? É preciso ainda saber se os seus cálculos estão levando em conta todos os fatores que são essenciais para obter a informação correta. Além das informações mais básicas, você considera itens como:

Hora Extra
Km Rodado
Ocupação de frotas
Necessidade de contratação de fretes com terceiros

Se não considera, é preciso reavaliar a fórmula que tem sido utilizada para chegar na informação do custo de entrega.

Como saber meu custo de entrega e assim reduzi-lo?

A maneira mais fácil, rápida e confiável de você chegar na informação correta é utilizando um software de otimização de rotas. Ao utilizar um software de roteirização, você vai evitar o uso de dezenas de planilhas que nunca estão atualizadas e não são confiáveis. Vai ter a tranquilidade de saber que tem em mãos as informações certas para tomada de decisão, sejam elas de redução de custos ou aplicação de recursos. Tendo o valor do custo médio por entrega, é possível traçar metas para redução desse custo e tomar as medidas necessárias. Com as metas traçadas e as medidas tendo sido aplicadas, o software vai permitir o acompanhamento da evolução e assim saber se as ações estão surtindo efeito ou não.

Além disso, um software de otimização de rotas vai automatizar o processo de roteirização, definindo a melhor rota, minimizando o uso da frota, maximizando a taxa de ocupação dos veículos e assim otimizando e reduzindo os custos por entrega.

Lembre-se: ter os custos equacionados não é mais uma vantagem competitiva. É uma obrigação.

Seguindo essas dicas, não tenho dúvidas que você vai obter bons resultados na redução dos seus custos. Boa sorte!

Assinatura Cesar

CTA 6 Dicas matadoras

logistica

Você já conheçe ou pratica logística verde? Baixe nosso ebook e saiba tudo sobre o tema.

BAIXAR

Se inscreva em nosso boletim informativo

Enviaremos somente conteúdos realmente relevantes.