A pandemia do Covid -19 gerou grande impacto de saúde, social e financeiro no mundo inteiro. O Presidente do Conselho da Pathfind, Antonio Wrobleski, escreveu um artigo em seu Linkedin sobre o impacto macroeconômico do vírus e o papel das empresas para encarar essa crise.
Em nosso artigo de hoje, vamos abordar o impacto do vírus para a logística especificamente e provocar a reflexão dos profissionais da área.
Sabemos que em muitos casos o volume de entregas irá aumentar, já que as pessoas estão comprando mais online e pedindo delivery por não poderem sair de casa. O Rappi, por exemplo, anunciou que as entregas na vertical de farmácias cresceram em 10% até o momento.
Sabemos também que muitas pessoas estão cautelosas no momento da compra e que existem outros impactos que podem repercutir na logística. É importante avaliar se a empresa está preparada para lidar com esse momento.
Sobrecarga na demanda e atrasos na entrega para o consumidor final
Com o aumento na demanda de entregas, sobretudo as entregas de last mile de supermercados e farmácias, é fundamental repensar sua operação logística para que as entregas sejam feitas durante o período acordado, garantindo a satisfação dos clientes.
Supermercados já estão estimando entregas em até 13 dias, o que é completamente inviável para bens de consumo de primeira necessidade em um período como o que estamos vivendo. Esse atraso acaba prejudicando a reputação da empresa e faz com que o consumidor, insatisfeito com o atendimento, escolha outra empresa.
Engana-se quem pensa que esse tipo de problema irá ocorrer apenas com as empresas de last mile. Os e-commerces e as entregas de produtos e mantimentos também irão sofrer se não adequarem sua velocidade de entrega ao momento atual.
Como a tecnologia ajuda a diminuir o tempo de entrega durante a crise do Covid-19?
O impacto financeiro do coronavírus é grande, porém pior do que a insegurança do momento vivido, é deixar de olhar para a empresa e seus clientes e entender o que, de fato, seu público precisa. Apenas dessa forma é possível deixar a empresa viva e forte.
O que o seu público precisa no momento: agilidade e eficiência na entrega.
As pessoas estão em suas casas, ansiosas por conta da tensão que o momento impõe, precisando reabastecer a casa com comida, providenciar remédios e, muitas vezes, realizando compras por impulso para aliviar os momentos de stress.
As pessoas não estão dispostas a esperar. Se o valor e o tempo do frete já são diferenciais levados em consideração no momento da compra normalmente, esses fatores ganharam novas dimensões agora.
A tecnologia ajuda:
- A encontrar as rotas mais eficientes para entregas rápidas;
- A dimensionar a frota realmente necessária, gerando redução de custos com os veículos
- A alternar as escalas dos motoristas para que não sejam utilizadas horas extras (e custos extras sem necessidade)
- A programar as entregas de acordo com proximidade entre as regiões
- A reduzir custos com manutenção de veículos, combustível e hora trabalhada do funcionário (não excedendo as horas contratadas)
Quer saber como a tecnologia pode te ajudar também? Faça uma simulação do ROI que sua empresa irá obter com o Otimizador de Rotas da Pathfind.