Tecnologia otimiza tempo de entregas durante a pandemia?

Tecnologia otimiza tempo de entregas durante a pandemia

A pandemia do Covid -19 gerou grande impacto de saúde, social e financeiro no mundo inteiro. O Presidente do Conselho da Pathfind, Antonio Wrobleski, escreveu um artigo em seu Linkedin sobre o impacto macroeconômico do vírus e o papel das empresas para encarar essa crise

Em nosso artigo de hoje, vamos abordar o impacto do vírus para a logística especificamente e provocar a reflexão dos profissionais da área. 

Sabemos que em muitos casos o volume de entregas irá aumentar, já que as pessoas estão comprando mais online e pedindo delivery por não poderem sair de casa. O Rappi, por exemplo, anunciou que as entregas na vertical de farmácias cresceram em 10% até o momento.

Sabemos também que muitas pessoas estão cautelosas no momento da compra e que existem outros impactos que podem repercutir na logística. É importante avaliar se a empresa está preparada para lidar com esse momento.

Sobrecarga na demanda e atrasos na entrega para o consumidor final  

Com o aumento na demanda de entregas, sobretudo as entregas de last mile de supermercados e farmácias, é fundamental repensar sua operação logística para que as entregas sejam feitas durante o período acordado, garantindo a satisfação dos clientes. 

Supermercados já estão estimando entregas em até 13 dias, o que é completamente inviável para bens de consumo de primeira necessidade em um período como o que estamos vivendo. Esse atraso acaba prejudicando a reputação da empresa e faz com que o consumidor, insatisfeito com o atendimento, escolha outra empresa.

Engana-se quem pensa que esse tipo de problema irá ocorrer apenas com as empresas de last mile. Os e-commerces e as entregas de produtos e mantimentos também irão sofrer se não adequarem sua velocidade de entrega ao momento atual.

Como a tecnologia ajuda a diminuir o tempo de entrega durante a crise do Covid-19?

O impacto financeiro do coronavírus é grande, porém pior do que a insegurança do momento vivido, é deixar de olhar para a empresa e seus clientes e entender o que, de fato, seu público precisa. Apenas dessa forma é possível deixar a empresa viva e forte.

O que o seu público precisa no momento: agilidade e eficiência na entrega.

As pessoas estão em suas casas, ansiosas por conta da tensão que o momento impõe, precisando reabastecer a casa com comida, providenciar remédios e, muitas vezes, realizando compras por impulso para aliviar os momentos de stress. 

As pessoas não estão dispostas a esperar. Se o valor e o tempo do frete já são diferenciais levados em consideração no momento da compra normalmente, esses fatores ganharam novas dimensões agora.

A tecnologia ajuda:

  • A encontrar as rotas mais eficientes para entregas rápidas;
  • A dimensionar a frota realmente necessária, gerando redução de custos com os veículos
  • A alternar as escalas dos motoristas para que não sejam utilizadas horas extras (e custos extras sem necessidade)
  • A programar as entregas de acordo com proximidade entre as regiões 
  • A reduzir custos com manutenção de veículos, combustível e hora trabalhada do funcionário (não excedendo as horas contratadas)

Quer saber como a tecnologia pode te ajudar também? Faça uma simulação do ROI que sua empresa irá obter com o Otimizador de Rotas da Pathfind.

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