Como a tecnologia se relaciona com a logística urbana?

Como-a-tecnologia-se-relaciona-com-a-logística-urbana

Tecnologia, análise de dados e capacitação de profissionais. Entenda como todos esses pontos se relacionam para vencer os desafios da logística urbana.
A tecnologia está evoluindo de forma acelerada. E quanto mais desenvolvida mais fácil e barato se torna o seu acesso.

Isso significa que, atualmente, a tecnologia já é uma premissa básica para a tomada de decisão dos gestores de operações logísticas. Afinal, a dificuldade não está em encontrar softwares e ferramentas adequadas, e sim, em como usá-los a favor dos negócios para que eles se tornem mais eficientes e atendam a um mercado cada vez mais exigente.
Ao mesmo tempo, a logística urbana demandasoluções precisase que permitam minimizar gaps, como a alta densidade populacional e o crescente aumento de veículos.
Em outras palavras, mais pessoas representam mais carros e menos possibilidades para agilizar as entregas. 
Como fazer para usar a tecnologia a favor do aprimoramento da logística urbana?

 

Um olhar rápido sobre a evolução da tecnologia

A Logística 4.0 não é mais um tema novo e, tampouco, uma tendência. O uso da tecnologia nos processos para otimizar operações internas já é uma realidade. 
Leia também: Como a Logística 4.0 pode impactar os seus negócios?
Aqui, podemos citar a robotização, os sistemas automatizados de armazenagem e os softwares de roteirização. Ferramentas que contribuem para tornar os processo internos mais ágeis, eficazes e menos custosos para o negócio.
À medida em que a tecnologia contribui para aprimorar os processos, ela também pode causar certa confusão. Afinal, os sistemas geram uma infinidade de dados de forma dinâmica. Portanto, o grande desafio está em justamente aprender a usá-los a favor do negócio.

 

Além dos dados brutos

É exatamente nesse ponto que o uso da tecnologia começa a se tornar mais estratégico e a contribuir para o aumento da eficiência da logística urbana.
Tenha em mente que dados não servem de nada se não forem analisados e se não forem usados para a tomada de decisão. Portanto, o primeiro desafio dos gestores está em justamente selecionar as informações que fazem sentido para o negócio e organizá-las de maneira a gerar inteligência estratégica.
É com base nos dados que se torna possível estruturar uma logística preditiva e com a capacidade de correção em tempo real. Para tanto, porém, a empresa precisa de agilidade não apenas para olhar para os dados, como também, para ajustar seus processos.

Os impactos da logística urbana na operação

O simples fato de colocar a frota nas ruas não garante as entregas dentro dos prazos.
É por isso que uma das atividades mais emergenciais para uma boa logística urbana é o planejamento adequado de rotas. Afinal, é essa atividade que permitirá analisar os horários, restrições e outras questões para que a tomada de decisão seja realizada de maneira eficaz.
Outra maneira de contornar os desafios da logística urbana é implementar entregas noturnas ou fora de horários de pico. No entanto, essa tarefa ainda não é tão simples, uma vez que é preciso de envolvimento de toda a cadeia, além de uma aceitação por parte do consumidor final.
Por fim, a capacitação da equipe é sempre um ponto importante quando falamos da tecnologia como meio para otimizar processos. Afinal,as ferramentas, sozinhas, não conseguem apresentar o seu potencial máximo.
É preciso contar com especialistas dentro do negócio para que seja possível transformar os dados obtidos no sistema em decisões e em vantagem competitiva. 
Ainda é a capacitação que dará às pessoas a capacidade de resolver problemas rapidamente e depensar de maneira inovadora.
Pensar em uma logística urbana otimizada, portanto, demanda o uso da tecnologia como meio, apoiada por profissionais capazes de analisar os dados corretos e, com isso, trabalhar de forma eficiente e ágil.

Assinatura Cesar

CTA Cálculo ROI

logistica

Você já conheçe ou pratica logística verde? Baixe nosso ebook e saiba tudo sobre o tema.

BAIXAR

Se inscreva em nosso boletim informativo

Enviaremos somente conteúdos realmente relevantes.