Como vender mais e reduzir os custos logísticos ao mesmo tempo

shutterstock_1341133577

 

Distribuidores costumam trabalhar com margens de lucro pequenas sobre seus produtos. Além disso, quando possuem equipes externas de vendas, tem altos custos envolvidos no processo comercial, desde a remuneração da equipe até os custos logísticos para visita e negociação com clientes.                                  Como estes distribuidores costumam atender uma grande variedade de empresas, que realizam pedidos de valores e tamanhos variados, alguns pedidos podem não ser tão atrativos para o negócio, já que os custos logísticos para entrega podem ser maiores do que a própria margem obtida com a venda das mercadorias.

Por outro lado, é difícil passar esta visão a equipe de vendas, que costuma fazer seu próprio roteiro de visitas e não tem uma noção clara dos custos logísticos envolvidos da entrega.

Como reduzir os custos logísticos de entrega?

É fundamental que o gestor de uma equipe externa de vendas tenha claro a noção da importância de se conhecer os custos logísticos envolvidos na entrega das mercadorias ao se planejar as vendas das suas equipes.
Porém, quanto maior a equipe, a variação do perfil de clientes e a disposição geográfica entre eles, mais complexo se torna estimar todos os custos envolvidos.
Neste momento, a utilização de um software de planejamento de vendas, conhecido como Planner de Vendas, pode ser a melhor alternativa para alinhar as estratégias comerciais com o melhor gerenciamento dos custos logísticos de entrega.

Vantagens de um Planner de Vendas

Um Planner de Vendas irá otimizar a agenda dos vendedores de acordo com vários critérios, criando a melhor rota para melhorar sua produtividade, e como consequência aumentando os resultados das vendas.

Com este planejamento, um software como este leva em consideração o histórico dos clientes da carteira de cada vendedor, seu volume médio de pedidos de acordo com as datas e quais as probabilidades de fechamento.

Obviamente, um Planner de vendas também é capaz de calcular os custos de logística não só dos vendedores, mas também da equipe de entrega. Levando em consideração a distância, disponibilidade de veículos e pessoal.

De acordo com a necessidade de vendas, atingimento das metas e os custos logísticos de entrega, o software define o melhor roteiro para cada vendedor, que trará os melhores resultados de vendas com os menores custos logísticos.

 

Critérios utilizados em um Planner de Vendas

Somente a distância não é o único critério que define os custos com entrega de um pedido. Então, como um Planner de vendas é capaz de estimar os custos logísticos? Vamos ver alguns critérios que podem ser levados em consideração:

  • Definição das rotas mais rentáveis

Principalmente em grandes territórios, a definição de rotas é essencial tanto para garantir um melhor rendimento da equipe de vendas quanto para facilitar o planejamento das entregas.

Ao avaliar diversas possibilidades, um Planner de vendas é capaz de balancear o resultado médio das vendas em determinada região com os custos envolvidos na entrega, definindo assim qual a rota mais rentável para o negócio.

  • Balanceamento da utilização dos veículos de entrega


A utilização correta dos veículos disponíveis para entrega está diretamente relacionada aos custos logísticos. Dessa forma, um Planner de vendas é capaz de identificar a localização da frota de veículos, fazer um balanceamento de acordo com as vendas de todas as equipes espalhadas por diferentes territórios e estimar a melhor rota baseando-se na disponibilidade e localização da frota.

  • Jornada de trabalho das equipe

Um Planner de vendas também pode possuir recursos específicos ou ser integrado a uma  solução de roteirização de entregas. Uma solução] como esta, além dos benefícios já citados, também é capaz de controlar a jornada de trabalho das equipes de entrega, garantindo assim o cumprimento de leis trabalhistas, como a Lei do Motorista,

Com uma melhor definição de rota, otimizando o tempo e a disponibilidade de veículos, unido ao controle da jornada de trabalho, a empresa também reduz a necessidade de horas extras e de aumento da mão de obra.

 

Considerações Finais

Encontrar maneiras de reduzir custos e aumentar a produtividade é sempre um objetivo perseguido por todas as empresas. A utilização de um Planner de vendas em um distribuidor é uma maneira de otimizar os resultados de uma equipe externa de forma alinhada a necessidade de redução dos custos logísticos de entrega, garantindo assim uma maior produtividade e aumento das margens de lucro do negócio.

Quer saber mais sobre a importância de definir seus territórios de vendas? Leia em nosso blog: Vendas Externas: Como definir os territórios de vendas e quantificar a equipe ideal

Assinatura Cesar

 

CTA 6 Dicas matadoras

logistica

Você já conheçe ou pratica logística verde? Baixe nosso ebook e saiba tudo sobre o tema.

BAIXAR

Se inscreva em nosso boletim informativo

Enviaremos somente conteúdos realmente relevantes.