Conheça as Vantagens de adquirir um roteirizador

conheca-as-vantagens-de-adquirir-um-roteirizador

Mas, o que é roteirizador?

Roteirizador é uma solução usada na logística para planejar as entregas. Ele contempla a organização das entregas dos pedidos, de acordo com uma série de parâmetros. Por sua vez, o sistema Pathfind não é um simples roteirizador, é um sistema WEB que através de algoritmos matemáticos e computacionais (determinísticos e heurísticos) calcula rotas a partir de todos os pedidos pendentes para entrega, utilizando a frota disponível (projetada), fazendo a melhor alocação das cargas para otimização dos custos operacionais.

Quais são algumas das vantagens de utilizar um roteirizador?


• Escolha dos melhores caminhos (maior produtividade)

Escolher os melhores caminhos não significa somente optar pelos caminhos mais curtos, mas também aqueles que sejam mais convenientes para a empresa e para o cliente. Além de agrupar automaticamente locais de entrega próximos, para que o veículo não tenha de passar duas vezes pelo mesmo local, o algoritmo também entende que alguns clientes possuem janelas de entrega e precisam da carga em horários bem determinados.

Leia também: Como roteirizar várias rotas automaticamente

• Redução de custos

Quando as rotas são traçadas previamente, é possível fazer um cálculo de despesas de cada rota e compará-las com o que de fato foi gastado. Outra vantagem dessa previsibilidade é que empresas de transporte usualmente cobram por quilômetro rodado. Por isso é essencial uma comparação entre a distância prevista e a percorrida. Na roteirização, o trajeto é traçado automaticamente com base no melhor caminho.

Baixe grátis: Infográfico: O que a sua empresa ganha ao roteirizar com a Pathfind?

• Melhor aproveitamento da frota

Ao planejar as rotas, o roteirizador também prevê o peso e espaço ocupado pelas mercadorias para fazer um melhor dimensionamento entre os veículos. Além de otimizar o uso dos caminhões, também há uma otimização do consumo de combustível.

Leia também: O que é roteirização dinâmica?


• Redução de gastos com manutenção

Quanto maior for a quilometragem rodada pelo veículo, maior será a frequência de manutenção (troca de óleo, pneu, filtro, etc). Isso significa que, para diminuir gastos, é preciso reduzir o percurso dos veículos ou evitar trechos mal conservados. Com a roteirização, é possível criar mecanismos para que o caminhão percorra estradas em boas condições e com distâncias reduzidas, diminuindo o desgaste do veículo.

Quer saber mais? Converse com nossos consultores e entenda como o Otimizador de Rotas da Pathfind pode te ajudar!

CTA Frotas inteligentes

 

Assinatura Cesar

logistica

Você já conheçe ou pratica logística verde? Baixe nosso ebook e saiba tudo sobre o tema.

BAIXAR

Se inscreva em nosso boletim informativo

Enviaremos somente conteúdos realmente relevantes.