Os roteirizadores favorecem a contratação de seguros com descontos

Roteirizadores favorecem a contratações de seguros com descontos

Diversas são as funções e benefícios dos roteirizadores de cargas, mas entre todas elas uma das mais importantes certamente é a economia gerada a partir da diminuição do risco de imprevistos.
Isso ocorre uma vez que a plataforma é capaz de gerar rotas com o melhor custo benefício no quesito de segurança, seja para a proteção dos veículos e dos motoristas ou ainda para que a integridade dos produtos em carga seja preservada.

A partir disso, as seguradoras de veículos conseguem oferecer preços muito melhores, proporcionando uma grande economia para as empresas de entregas. Entre os principais aspectos que levam a essa redução dos custos de seguro estão:

Redução de acidentes de trânsito

Uma das características de maior relevância quando se fala em cálculo do valor de seguros para veículos, é a chance de ocorrer acidentes. A seguradora verifica se os locais por onde os carros transitam para realizar as entregas possuem trânsito em excesso e são suscetíveis a ocorrência de acidentes que poderiam levar a um sinistro, seja ele de pequena, média ou grande monta.
Essa questão pode elevar muito o valor pago pela empresa e por esse motivo é interessante que ela esteja aberta a implantar o sistema de roteirização de cargas. Ao fazer isso, todas as rotas são traçadas escolhendo os melhores caminhos para que os veículos realizem o trajeto, se submetendo o menos possível ao risco de acidentes. E a partir disso, a seguradora pode e deve reduzir os valores cobrados na apólice.

Diminuição do desgaste dos veículos

Seguindo o mesmo raciocínio da redução dos acidentes, a empresa também pode solicitar um desconto junto à seguradora, já que os veículos sofrem muito menos desgaste ao passar por vias mais seguras e por conta disso, caso ocorra algum tipo de sinistro, teriam maior resistência e demandariam de menos peças e mão de obra para que ocorresse o seu conserto.
Para isso, é imprescindível que seja utilizado um roteirizador de cargas eficiente, capaz de viabilizar que os caminhos percorridos tenham uma passagem mais adequada, por vias mais rápidas e em melhor estado, otimizando também o tempo que os veículos são utilizados.

Risco baixo de furtos e roubos

De todos os aspectos que podem gerar um elevado preço no que se refere ao cálculo feito pela seguradora de veículos para definir os valores da apólice, um dos mais relevantes refere-se a riscos de furtos e roubos.
Felizmente, as empresas podem contar com a tecnologia dos roteirizadores de entrega, que otimizam o caminho traçado pelos motoristas. Assim são evitadas as áreas de conflito e até mesmo zonas inseguras onde poderiam ocorrer os sinistros relacionados a furtos e roubos de veículos.

Menor utilização da frota

Os roteirizadores de carga também atuam com a redução dos veículos que ficam em trânsito simultaneamente. Os trajetos são feitos de maneira muito mais inteligente, considerando parâmetros como:

  • Proximidade de locais de entrega;

  • Vias disponíveis, levando em conta rodízios de veículos;

  • Janelas de horário de disponibilidade dos clientes;

  • Distribuição de carga; entre outras.

Com isso, gastos com combustível, manutenção e principalmente os valores empregados nas apólices de seguro são bastante reduzidos, tendo em vista que o número de veículos segurados diminui.
A partir de todos esses importantes aspectos é possível afirmar que a utilização de um excelente roteirizador de cargas pode reduzir muito valor que as empresas precisam empregar em apólices de seguros.
Utilizando a plataforma, a negociação dos valores fica mais dinâmica e é possível conseguir descontos expressivos. Dessa forma os gestores têm mais capital para fazer investimentos e alavancar cada vez mais o negócio.

Assinatura Cesar

CTA Cálculo ROI

logistica

Você já conheçe ou pratica logística verde? Baixe nosso ebook e saiba tudo sobre o tema.

BAIXAR

Se inscreva em nosso boletim informativo

Enviaremos somente conteúdos realmente relevantes.