Dimensionamento de frota como estratégia para redução de custos

Dimensionamento-de-frota-como-estratégia-para-redução-de-custos

A sua empresa possui o número certo de veículos para o volume de entregas que realiza?

Quem atua no setor logístico sabe muito bem que a eficiência determina o sucesso de uma empresa. O planejamento da frota é portanto uma questão de vital importância, pois elimina gaps e tempo ocioso, influenciando diretamente no retorno da empresa e na qualidade das entregas

Indispensável para a logística, o dimensionamento da frota é um cálculo que leva em consideração diversos fatores dos veículos e das entregas, tendo como principal objetivo aumentar a produtividade da empresa e reduzir os custos.

Mas o que significa dimensionar a frota? De uma maneira bastante simplificada, quer dizer que você deve manter um número e uma variedade de veículos tal que possa garantir as suas entregas eficientes e sem atrasos, atendendo o cliente sem gastos desnecessários.

As empresas que aplicam o dimensionamento da frota em suas operações logísticas contam com diversos benefícios em todas as etapas da entrega, como

  • Maior precisão no número de viagens durante o planejamento de rotas;

  • Uma frota adequada às entregas, com redução na ociosidade;

  • Otimização do uso de veículos por entrega;

  • Mais segurança para as entregas dentro dos veículos;

  • Redução nos custos relacionados a manutenção dos veículos, já que o espaço será melhor aproveitado;

  • Redução nos custos relacionados ao consumo dos veículos, com entregas mais eficientes; 

  • Menor risco de acidentes e mais segurança nas estradas, ao respeitar o limite de volume e peso de cada veículo.

Em resumo: ao dimensionar sua frota, as operações logísticas são mais eficientes, seguras e econômicas, gerando melhores resultados para sua empresa.

Como fazer o cálculo de dimensionamento da frota?

Primeiramente, é necessário ter em mãos dados atualizados sobre sua frota, como volume e peso máximos, e de suas entregas, como quilometragem e tempo médios por mês.

Confira abaixo alguns itens que devem ser contemplados em um dimensionamento de frotas:

  • Cálculo de número de viagens que um veículo pode realizar dentro de um período pré-determinado (semana, mês, bimestre, etc);

  • Capacidade de transporte (peso máximo e volume máximo) de cada veículo envolvido na operação;

  • Demanda mensal da operação, em número de entregas e em peso total das cargas entregues;

  • Um estudo de rotas, considerando velocidade limite da via, condições de tráfego, condições e tipo de estrada (caso existam), para cálculo do tempo de viagem e quilometragem por viagem;

  • Especificações técnicas de cada modelo de veículo;

  • Tempo de viagem, considerando o tempo de deslocamento e o tempo de cargas e descargas, esperas, descanso do motorista, etc.


Com estes dados em mãos, o cálculo dos veículos necessários será feito com base no número de entregas possíveis por veículo. 

Caso a frota seja constituída por veículos de diferentes capacidades, é necessário realizar os cálculos para cada grupo de veículos e suas respectivas entregas.

Leia também: Sistema de Roteirização e diferentes tamanhos de veículos para cada rota 

Como um sistema de roteirização pode te ajudar a dimensionar sua frota?

Utilizando um roteirizador de entregas, como o Otimizador de Rotas da Pathfind, esse cálculo é feito pela própria plataforma. 

É possível computar e analisar a capacidade da frota e cruzar essas informações com a demanda de entregas. Assim, fica mais simples, rápido e automatizado selecionar os veículos mais adequados para cada trajeto e carga.

Desta forma, a empresa une alta eficiência no dimensionamento da frota com rotas inteligentes, seguras e rápidas. Permitindo processos extremamente otimizados e maior satisfação dos clientes.

Além disso, nosso mapa é editável e retroalimentado com a execução de cada dia, segundo o perfil de frota utilizado e disponibilizamos informações precisas sobre tempo de carga e descarga dos veículos, rotas mais seguras (gerando descontos na sua seguradora), pedágios, planejamento de jornada de trabalho, considerando a lei do motorista. 

Gostou desse conteúdo? Então não deixe de assinar a nossa newsletter para continuar recebendo outros artigos como este.

Calcule o ROI que sua empresa irá obter com o Otimizador de Rotas Pathfind!

Assinatura Cesar

CTA Frotas inteligentes

logistica

Você já conheçe ou pratica logística verde? Baixe nosso ebook e saiba tudo sobre o tema.

BAIXAR

Se inscreva em nosso boletim informativo

Enviaremos somente conteúdos realmente relevantes.