Eliminando custos com hora extra de equipes de entrega

eliminando-custos-com-hora-extra-de-equipes-de-entrega

É inegável o fato de que os recursos humanos sempre representaram um dos maiores custos envolvidos nas operações de entrega de uma empresa. Isso porque, para oferecerem um serviço de qualidade, as companhias do setor logístico precisam contar com uma equipe de entregas qualificada. Mas nos últimos anos, diversos problemas relacionados à cadeia logística vêm aumentando os custos para se manter os colaboradores.

Os atrasos nas entregas, causados principalmente pela falta de roteirização e pelo uso inadequado da frota, fazem com que os custos com hora extra sejam drasticamente elevados. E estes gastos, de pouco em pouco, vão comprometendo os recursos financeiros da empresa. Neste post, daremos algumas dicas sobre como eliminar custos com hora extra, mas sem reduzir a produtividade da sua equipe de entregas. Não deixe de conferi-las:

Veja quantas horas sua equipe trabalha nas entregas

São raras as empresas do ramo logístico que têm recursos financeiros ilimitados à sua disposição. Se a sua não é uma delas, então comece agora mesmo a tomar medidas para não desperdiçar sua verba com o pagamento de horas extras com custos muito elevados. A nossa primeira dica para evitar esse problema refere-se à listagem dos profissionais que estão à sua disposição, bem como à contagem das horas que sua equipe trabalha na entrega de cargas.
Ao ter conhecimento disso, você poderá saber exatamente quando e por quanto tempo poderá contar com cada colaborador da equipe de entregas e otimizar o trabalho de cada um de acordo com as demandas que surgem a cada dia. Com esse planejamento, também será possível verificar se em algum momento a empresa precisará solicitar esforços, a fim de que atrasos, assim como o pagamento de horas extras, sejam completamente eliminados.

Defina o tempo necessário para a entrega de cada carga

Depois de listar as horas que cada profissional trabalha, é hora de definir o tempo que levará para a mercadoria ser entregue. Isto fará com que o tempo em que o funcionário ficará disponível seja alinhado ao tempo em que a mercadoria levará para ser entregue. Dessa forma, o trabalho dos profissionais será alocado de forma mais eficiente, evitando que eles fiquem ociosos e assegurando que as entregas sejam feitas no tempo certo.

Procure estar preparado para os imprevistos

Imprevistos durante as entregas, como a quebra de algum veículo ou o surgimento de uma demanda inesperada, sempre podem ocorrer. Daí a importância de você estar preparado para eles, para que a equipe não tenha que trabalhar horas a mais. Ao saber quem está disponível e por quanto tempo, você poderá otimizar o trabalho dos profissionais para que eles atendam aos imprevistos e não comprometam o tempo das entregas em andamento.

Adote um software de roteirização de entregas

Para planejar as operações de transporte e distribuição de cargas da sua empresa e garantir que todas as entregas sejam feitas dentro do prazo estipulado, você precisa contar com a ajuda de um software de roteirização. Com esse sistema, os gestores podem identificar falhas nos processos e elaborar estratégias para aumentar a agilidades das entregas, o que poderá eliminar os custos gerados pelas horas extras trabalhadas pela equipe.
E com as rotas definidas pelo sistema de roteirização, os responsáveis pelas entregas também podem controlar os processos com maior tranquilidade e, caso algum imprevisto aconteça, fazer qualquer tipo de ajuste sem que nenhum prazo seja comprometido. Tudo isto fará com que a empresa elimine os gastos com horas extras e ofereça serviços com um nível maior de qualidade e pontualidade a todos os clientes.
Como você pôde ver, a eliminação de custos com horas extras, mas sem a redução da produtividade da equipe de entregas, é fundamental para a sua empresa não ter seus recursos financeiros comprometidos e ganhar vantagens competitivas no mercado. Mas para fazer com que o seu negócio atinja melhores resultados, é fundamental que você siga as nossas dicas e conte com um bom software de roteirização de entregas.
Acompanhou todas as nossas dicas? Agora é hora de coloca-las em prática para eliminar os custos com horas extras na sua empresa de transporte de cargas. Caso tenha ficado com alguma dúvida, escreva-a para a gente nos comentários!

Assinatura Cesar

CTA Aumente 6 vezes mais resultados

logistica

Você já conheçe ou pratica logística verde? Baixe nosso ebook e saiba tudo sobre o tema.

BAIXAR

Se inscreva em nosso boletim informativo

Enviaremos somente conteúdos realmente relevantes.