Entenda mais sobre gestão de entregas

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Para que uma empresa realize o transporte de cargas até o consumidor final, é importante que haja uma gestão logística adequada e eficiente em todos os setores do negócio. A gestão de entregas é uma das partes para ampliar e otimizar os processos.

Neste conteúdo, iremos apresentar informações sobre a gestão de entregas, o que é, quais suas vantagens e como reconhecer uma boa entrega e analisar indicadores de desempenho.

 

Gestão de entregas: o que é?

A gestão de entregas promove a organização e o planejamento logístico de todas as etapas de um processo de entrega, inclusive da rota que será feita para a entrega das cargas ao consumidor final, otimizando todo o serviço, reduzindo prazos, reduzindo custos e garantindo uma entrega eficiente.

 

As atividades que englobam a gestão de entrega são:

  • o monitoramento das frotas;

  • o rastreamento do transporte;

  • controle do prazo de todas as entregas;

  • roteirização das entregas;

  • comunicação eficiente com todos os motoristas;

  • com a gestão de entregas bem-feita, pode-se, também, implementar a integração entre outras soluções;

  • análise e determinação dos modelos adequados de frotas para cada tipo de carga.

 

Vantagens

Há diversas vantagens em uma boa aplicação de gestão de entregas:

 

Dados e informações

Com a gestão de entregas, as informações se tornam mais detalhadas e há precisão do status das entregas, do número de paradas feitas, horas trabalhadas do motorista e gastos do combustível por meio de atualização em tempo real.

Custos

A gestão de entregas bem-feita auxilia na redução de custos devido ao acompanhamento em tempo real, que possibilita verificar se o motorista está seguindo o caminho mais seguro e solicitado, o que reduz os gastos desnecessários com combustível, pedágios a mais e tempo de rota.

 

Coleta

Em razão do monitoramento em tempo real, a coleta é mais eficiente, já que os operadores logísticos possuem contato direto com os motoristas, possibilitando-os de reorganizar as rotas, horários e locais de entrega mais facilmente, o que também acaba influenciando a redução do tempo de coleta.

 

Segurança

Como citado acima, o monitoramento em tempo real beneficia diversas questões da gestão de entrega, incluindo a segurança de todas as cargas e dos motoristas. Com o monitoramento, é possível estabelecer locais mais seguros para fazer o transporte, a rota adequada e quanto tempo será despendido para todas as entregas e coletas.

 

Identificando um bom serviço de entrega

Para saber que a gestão de entregas é eficiente e bem planejada, deve-se analisar se:

  1. há uma implantação de sistema facilitado;

  2. existe uma localização prática das informações;

  3. há um sistema de aprimoramento que seja personalizado de acordo com o perfil da empresa;

  4. tem disponibilidade de um suporte técnico que é rápido na resposta e bem capacitado em casos de imprevistos;

  5. o software da gestão de entregas realiza novas atualizações e mantém uma alta qualidade de ferramentas;

  6. há uma grande capacitação na resolução de problemas e imprevistos de forma rápida e adequada;

  7. a segurança dos dados é efetiva e se cumpre as normas da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).

 

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