Para que uma gestão logística seja feita apropriadamente, é necessário que a empresa saiba estipular o passo a passo imprescindível ao crescimento de seus negócios, reduzindo riscos de entregas, sabendo lidar com imprevistos e com outras questões que fazem parte da rotina operacional e de diferentes áreas do setor.
Para que haja essa organização, deve-se compreender o planejamento logístico, como e onde aplicá-lo, para que, assim, todos os processos tenham qualidade e eficácia.
O que é?
O planejamento logístico traça a rota para que uma empresa consiga se organizar e criar estratégias adequadas para cada área dentro do negócio, a fim de realizar entregas, obter fornecimento de matéria-prima e outros processos necessários com métodos eficientes.
A partir do planejamento, é possível reduzir custos, otimizar a gestão de cadeia de suprimentos e melhorar a comunicação entre todas as áreas, reduzindo a probabilidade de erros.
Para que o planejamento logístico seja feito corretamente, você precisa compreender os pontos que devem ser observados ao longo do processo:
Estratégico
Análise de cada etapa que deve ser realizada em longo prazo, para que seja mais simplificada, otimizada e eficiente.
Tático
Nesta etapa, cada área do setor logístico tem novas implementações para realizar o próximo passo na prática.
Operacional
No nível operacional, após a execução de todas as táticas, os resultados aparecem e começam a equilibrar o planejamento, fazendo com que haja um esclarecimento sobre os dados e como as metas devem ser aprimoradas ou reestruturadas.
Onde aplicar
O planejamento logístico pode ser aplicado em 3 setores importantes para que a empresa consiga realizar processos eficazes e bem-estruturados.
- Logística inbound (de entrada): responsável por questões de entrada no processo produtivo, como cuidados com a matéria-prima e outros itens para manter as etapas organizadas;
- Logística outbound (de saída): responsável pela relação com clientes para a realização da saída dos pedidos, como transporte das cargas, cuidados com embalagem dos produtos e manutenção;
- Logística interna: tem como finalidade cuidar da parte do fluxo de gestão de armazenamento e produção.
Como aplicar
Para fazer a aplicação de um bom planejamento logístico, alguns passos devem ser seguidos:
- Implementar inovação e tecnologia para agilizar processos e reduzir a probabilidade de falhas humanas, inclusive na comunicação com clientes, fornecedores e para facilitar a comunicação com motoristas e todas as áreas da empresa envolvidas com o setor logístico;
- Obter uma boa administração do estoque é essencial em processos de entregas para não obter despesas futuras com a falta ou excesso de produtos no estoque, além de manter a segurança de cargas com um sistema de armazenagem adequado;
- É imprescindível que haja um bom relacionamento com fornecedores. Para isso, deve-se encontrar um fornecedor que tenha responsabilidade em relação à entrega dentro dos prazos, entrega de matéria–prima de qualidade, métodos de pagamento mais maleáveis e valores atrativos no mercado;
- Para entrega dos produtos, a empresa deve contar com um transporte de qualidade e que seja adequado ao tipo de carga a ser transportada.
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