Entenda mais sobre planejamento logístico

Blog post (1) Entenda mais sobre planejamento logístico (Blog)
Para que uma gestão logística seja feita apropriadamente, é necessário que a empresa saiba estipular o passo a passo imprescindível ao crescimento de seus negócios, reduzindo riscos de entregas, sabendo lidar com imprevistos e com outras questões que fazem parte da rotina operacional e de diferentes áreas do setor.

Para que haja essa organização, deve-se compreender o planejamento logístico, como e onde aplicá-lo, para que, assim, todos os processos tenham qualidade e eficácia.

O que é?

O planejamento logístico traça a rota para que uma empresa consiga se organizar e criar estratégias adequadas para cada área dentro do negócio, a fim de realizar entregas, obter fornecimento de matéria-prima e outros processos necessários com métodos eficientes.

A partir do planejamento, é possível reduzir custos, otimizar a gestão de cadeia de suprimentos e melhorar a comunicação entre todas as áreas, reduzindo a probabilidade de erros.

Para que o planejamento logístico seja feito corretamente, você precisa compreender os pontos que devem ser observados ao longo do processo:


Estratégico

Análise de cada etapa que deve ser realizada em longo prazo, para que seja mais simplificada, otimizada e eficiente.


Tático

Nesta etapa, cada área do setor logístico tem novas implementações para realizar o próximo passo na prática.

 

Operacional

No nível operacional, após a execução de todas as táticas, os resultados aparecem e começam a equilibrar o planejamento, fazendo com que haja um esclarecimento sobre os dados e como as metas devem ser aprimoradas ou reestruturadas.

 

Onde aplicar

O planejamento logístico pode ser aplicado em 3 setores importantes para que a empresa consiga realizar processos eficazes e bem-estruturados.

 

  • Logística inbound (de entrada): responsável por questões de entrada no processo produtivo, como cuidados com a matéria-prima e outros itens para manter as etapas organizadas;

  • Logística outbound (de saída): responsável pela relação com clientes para a realização da saída dos pedidos, como transporte das cargas, cuidados com embalagem dos produtos e manutenção;

  • Logística interna: tem como finalidade cuidar da parte do fluxo de gestão de armazenamento e produção.

 

Como aplicar

 

Para fazer a aplicação de um bom planejamento logístico, alguns passos devem ser seguidos:

 

  • Implementar inovação e tecnologia para agilizar processos e reduzir a probabilidade de falhas humanas, inclusive na comunicação com clientes, fornecedores e para facilitar a comunicação com motoristas e todas as áreas da empresa envolvidas com o setor logístico;

  • Obter uma boa administração do estoque é essencial em processos de entregas para não obter despesas futuras com a falta ou excesso de produtos no estoque, além de manter a segurança de cargas com um sistema de armazenagem adequado;

  • É imprescindível que haja um bom relacionamento com fornecedores. Para isso, deve-se encontrar um fornecedor que tenha responsabilidade em relação à entrega dentro dos prazos, entrega de matéria–prima de qualidade, métodos de pagamento mais maleáveis e valores atrativos no mercado;
     
  • Para entrega dos produtos, a empresa deve contar com um transporte de qualidade e que seja adequado ao tipo de carga a ser transportada.

 

Agora que você já sabe a importância de um bom planejamento para logística, navegue pelo site da Pathfind e conheça nossas soluções!

 

Somos uma empresa que implementa soluções de inovação e tecnologia para o setor logístico de trade marketing e de vendas.

logistica

Você já conheçe ou pratica logística verde? Baixe nosso ebook e saiba tudo sobre o tema.

BAIXAR

Se inscreva em nosso boletim informativo

Enviaremos somente conteúdos realmente relevantes.