Entenda o que faz um roteirizador

Blog post (1) Entenda o que faz um roteirizador (Blog)
Precisa resolver problemas, aumentar a segurança das mercadorias e do motorista e promover outras melhorias na parte de transporte de uma empresa? Uma forma de otimizar os processos logísticos é usar um roteirizador.

Confira, portanto, o que é um roteirizador, qual sua funcionalidade e vantagens proporcionadas para sua empresa!


O que é um roteirizador?

O roteirizador é uma ferramenta que auxilia no processo de planejamento da área de transporte e distribuição de mercadorias dentro de uma empresa. Por meio do sistema do roteirizador, é possível otimizar as rotas de acordo com as regras estaduais estabelecidas pela Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT).

 

Portanto, um roteirizador tem capacidade de ajudar na gestão logística da movimentação de mercadorias de forma eficiente, segura e econômica para a empresa a partir da criação de rotas mais objetivas e adequadas para cada modelo de entrega e distribuição de cargas.

 

O que o roteirizador faz?

O roteirizador possui diversos mecanismos, como definir rotas de modo automático a partir de informações sobre o tráfego, locais de congestionamento, pontos de acidentes, pedágios, entre outros dados e informações de trânsito.


Os dados adquiridos pelo sistema do roteirizador permitem identificar qual o perfil de veículo ideal para cada tipo e tamanho de carga a ser transportada e a disponibilidade de cada um.

 

Outro ponto relevante que o roteirizador executa é a definição do tamanho da frota para as entregas. Pode-se realizar esse cálculo a partir de informações como: quantidade de entregas mensais, áreas de cobertura, categorias das mercadorias, horário de funcionamento e de entregas e outros dados sobre a rotina da empresa.


O roteirizador facilita, também, a definição do período de trabalho de cada motorista, garantindo um controle maior para validar horas extras e faltas, por exemplo, respeitando as regras estabelecidas pelas leis trabalhistas.

Vantagens

Há diversas vantagens que a implementação do roteirizador proporciona às empresas, como:

  • definir trajetos com menos congestionamento;

  • a partir da melhoria de rotas, o tempo gasto para cada trajeto reduz, e a roteirização também faz uma análise de estradas em situações precárias, o que reduz o desgaste dos veículos;

  • outra informação obtida pelo roteirizador são as áreas mais seguras para transitar, portanto há diminuição de roubos de cargas e de situações perigosas para os motoristas;

  • a roteirização torna consideravelmente menor o tempo de deslocamento ao procurar rotas mais curtas e adequadas;

  • com tempo reduzido, probabilidade de furtos de cargas mais baixos e menos riscos de problemas mecânicos nos veículos, o cliente também ganha, sentindo-se mais satisfeito;

  • devido à capacidade de verificação dos tipos de veículos adequados para cada mercadoria, é possível reorganizá-las de forma que mais entregas sejam realizadas em uma única viagem e decidir pela quantidade correta de veículos para uma frota;

  • por conta da otimização de rotas mais seguras, com pavimentos melhores e caminhos mais curtos, há redução de custos relacionados ao combustível;

  • ao final, com todos esses benefícios fornecidos pela roteirização, é garantido um aumento na produtividade da empresa.


Para conhecer mais sobre o roteirizador de entregas e outras soluções logísticas, navegue pelo nosso blog ou entre em contato conosco diretamente!

logistica

Você já conheçe ou pratica logística verde? Baixe nosso ebook e saiba tudo sobre o tema.

BAIXAR

Se inscreva em nosso boletim informativo

Enviaremos somente conteúdos realmente relevantes.