A logística compreende o processo de planejamento e execução de atividades relacionadas ao armazenamento e transporte de matérias-primas e produtos acabados. Há dois tipos de logística: a inbound e a outbound.
A logística inbound, também conhecida como logística de entrada, compreende os seguintes processos: seleção de fornecedores, compra, transporte, armazenamento e controle de qualidade da matéria-prima.
Já a logística outbound, também conhecida como logística de saída, compreende os seguintes processos: armazenamento do produto acabado, planejamento de rotas, transporte, monitoramento da entrega e logística reversa.
Antigamente, esses dois tipos de logística eram planejados e executados de forma individualizada, sem que houvesse o compartilhamento de informações entre eles. Com o passar dos anos, percebeu-se que era muito mais vantajoso para as empresas e também para o público consumidor integrar a logística inbound e outbound, criando-se o conceito de logística integrada.
Como a logística integrada funciona?
Atualmente, diversas empresas utilizam soluções que possibilitam o compartilhamento de informações entre as distintas etapas do processo logístico. Sendo assim, a demanda por novas matérias-primas respeita a necessidade do cliente final pelo produto acabado, fabricado a partir desses insumos.
Quais são as vantagens da logística integrada?
Ao integrar a logística inbound e outbound, é possível obter as seguintes vantagens:
1. Aprimora a gestão logística
A gestão logística é aprimorada, uma vez que as informações são compartilhadas entre os distintos setores e é possível realizar a solicitação de novas matérias-primas e acionar a produção somente quando necessária e na quantidade adequada; controlar o estoque e a validade de matérias-primas e produtos acabados; elaborar rotas de entrega de produtos e coleta de materiais que compõem a logística reversa e acompanhar em tempo real as entregas, a fim de saber quando os veículos de transporte estarão disponíveis novamente.
2. Aumenta a produtividade
Ao aprimorar a gestão logística, logo, aumenta-se a produtividade de todos os processos envolvidos com o setor, visto que haverá um maior controle de todas as etapas executadas, erros serão reduzidos e falhas rapidamente identificadas e solucionadas.
3. Reduz custos
A logística integrada permite reduzir custos, pois a demanda por matéria-prima passa a acompanhar a necessidade do público consumidor, torna-se mais fácil elaborar rotas mais econômicas e os processos ficam registrados no software de gestão integrada, permitindo o monitoramento em tempo real.
4 .Garante transparência ao processo
Por fim, como todas as operações ficam registradas na plataforma de gestão logística integrada, é possível obter mais transparência sobre as ações executadas por todos os setores, de modo que qualquer erro cometido ou infração das regras seja identificada e corrigida imediatamente.
Como aplicar a logística integrada?
Como mencionado acima, atualmente as empresas fazem uso de soluções tecnológicas que permitem o registro e o compartilhamento de informações entre os distintos setores de uma empresa.
Desse modo, se você deseja implementar o conceito de logística integrada na sua empresa, é preciso buscar empresas que ofereçam softwares de gestão integrada, de preferência aquelas especializadas em integração logística.
A Pathfind atua no mercado desde 2013 oferecendo soluções para a cadeia logística e para equipes de vendas e trade marketing. Dentre os principais softwares disponíveis, é possível citar o Otimizador de Rotas, o Planner de Vendas e a Torre de Controle.
Todas essas plataformas podem atuar de forma integrada, apresentam uma interface amigável e aumentam a eficiência dos processos logísticos.
Portanto, se você está em busca de uma solução de logística integrada que possibilite todos esses benefícios para o seu negócio, conte com a Pathfind!