Como evitar atrasos na entrega e insatisfação dos clientes

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Veja 4 dicas simples para evitar atrasos na entrega e, assim, aumentar os níveis de satisfação e retenção dos clientes.

Garantir a satisfação do cliente é extremamente importante para que uma empresa cresça e se mantenha competitiva. E, entre as atividades fundamentais para tanto, está a eficiência as entregas.

Nesse sentido, o processo de logística e entrega de mercadorias precisa de atenção redobrada para aumentar os níveis de satisfação dos clientes. Afinal, é a logística que se responsabiliza por fazer a ligação entre a empresa e o cliente e, assim, garantir que o item certo chegue para a pessoa certa, no menor tempo possível.

Cumprimento de prazos e a satisfação dos clientes

É importante reforçar que o comportamento dos clientes está muito diferente do que estávamos acostumados no passado. Agora, o senso de urgência e os níveis de exigência são muito maiores. 
Portanto, falhas administrativas, como atrasos de entrega, processos confusos e danos causados à mercadoria impactam diretamente na percepção que o cliente tem da empresa. Com isso, um pequeno deslize pode acabar impactando de forma significativa nas vendas.
Não cumprir com os prazos de entrega faz com que o cliente perca a confiança na empresa. Dessa forma, ele dificilmente voltará a fazer negócio e, inclusive, poderá relatar sua experiência negativa para o mercado.
Como resultado, a reputação da empresa fica prejudicada, impactando negativamente na competitividade e no posicionamento dela.

Como evitar atrasos na entrega

1. Monitoramento de estoque constante

O acompanhamento de estoque é fundamental para que as entregas sejam realizadas dentro do prazo. Afinal, a falta de controle pode levar à ausência de itens durante as operações.
Manter os estoques de acordo com a demanda ainda colabora para reduzir os custos logísticos. Portanto, é fundamental que este acompanhamento seja realizado com frequência e acuracidade.
Neste sentido, contar com o apoio de softwares de gestão de estoque e de automação permitem o acompanhamento em tempo real. Além de reduzirem a incidência de erros humanos na operação.

2. Eficiência na comunicação interna

A clareza nos processos internos e a sinergia entre toda a equipe também é fundamental para aumentar a eficiência logística e, assim, reduzir os atrasos na entrega.
A comunicação interna é vital para que isso aconteça, afinal, é só assim que a demanda de transporte será organizada de maneira efetiva.
Tenha em mente que, assim como a tecnologia, os colaboradores também são essenciais para que a empresa seja competitiva e produtiva. Portanto, eles precisam estar bem informados e treinados para que todo o processo corra de maneira fluída e sem atrasos.

3. Previsão de riscos

Imprevistos acontecem durante o transporte de mercadorias. Portanto, um dos grandes segredos é estar preparado para lidar com os obstáculos para que eles não impactem de forma negativa na logística.
É fundamental acompanhar todo o processo para identificar e se antever a eventuais gargalos. Nesse sentido, pode ser interessante ter um “plano B” sempre em vista. Assim, a empresa estará estruturada para realizar remessas em caráter de urgência e contar com parcerias confiáveis para que as entregas não atrasem.

4. Roteirização e acompanhamento de rotas

Por fim, contar com um roteirizador de entregas ajuda a aumentar a produtividade da frota e evitar riscos. Uma vez que a tecnologia colabora para avaliar as melhores rotas e desenvolver estratégias eficazes de atendimento.
Além disso, o roteirizador permite acompanhar o transporte em tempo real. Com isso, em casos de atrasos, é possível descobrir os motivos com agilidade e, assim, tomar medidas para repará-los.
Conheça mais sobre as vantagens do roteirizador e veja como ele pode ajudá-lo a aumentar a satisfação e retenção de clientes aqui.

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