À medida que o planejamento de logística é colocado em prática, os gestores precisam avaliar os resultados a fim de perceber o quanto os investimentos realizados estão se transformando em benefícios.
Trata-se de uma estratégia fundamental >para promover a eficiência dos processos logísticos, integrando cada etapa das atividades de transporte e distribuição aos demais setores das empresas.
O que é ROI?
A sigla ROI vem do inglês Return on Investment, que traduzido ao português seriaRetorno sobre o Investimento. Trocado em miúdos, o ROI te trará uma perspectiva apurada de quanto sua empresa ganhou ou perdeu ao fazer determinado investimento.Calcular o ROI é relativamente simples. Você tem que subtrair o ganho obtido a partir do investimento pela quantia gasta com ele, dividindo, por fim, o resultado dessa conta novamente pela quantia gasta pelo investimento. A fórmula abaixo explica melhor:
ROI = (Ganho obtido – Quantia gasta com o investimento) / Quantia gasta com o investimento
Por que o cálculo do ROI é fundamental para a eficiência em logística?
Na atualidade, a eficiência em logística tornou-se um imperativo para as empresas que querem aumentar a sua vantagem competitiva e conquistar uma posição de destaque no mercado.
Devido à competitividade e ao dinamismo das relações de produção e de consumo, é preciso desenvolver uma postura cada vez mais estratégica, capaz de antecipar as demandas e atender a todas as necessidades dos consumidores de maneiraeficaz e personalizada.