Importância do roteiro de entregas para a redução dos custos logísticos

importancia-do-roteiro-de-entregas-para-a-reducao-dos-custos-logisticos

Em um distribuidor que atende um grande número de clientes, o custo diário da logística para a entrega dos pedidos é um valor de impacto nos resultados do negócio, e por isso, o planejamento de um roteiro de entregas com alguns critérios pode ser fundamental para evitar despesas desnecessárias e otimizar o uso da frota e da equipe.

A importância do roteiro de entregas

Mas como um roteiro de entregas podereduzir os custos logísticos?
Ao se planejar as entregas levando em consideração alguns critérios referentes ao território a ser percorrido, tipo de veículo necessário e janela de entrega permitida pelos clientes, é possível estabelecer uma rota que irá otimizar o tempo de deslocamento e garantir entregas mais rápidas aos clientes, e mais benefícios como:

  • Maximizar a taxa de ocupação dos veículos, fazendo com que transportem mais produtos em uma mesma rota;

  • Otimiza o uso da Frota, necessitando menos veículos para um mesmo roteiro;

  • Realiza o melhor percurso, reduzindo os custos logísticos e o tempo das entregas;

  • Otimiza a mão de obra, evitando horas extras e contratação de terceiros

Como fazer um roteiro de entregas planejado

Para fazer um roteiro de entregas eficiente e que garanta os menores custos dentro do menor tempo, é preciso primeiro entender todos os critérios envolvidos na logística de entrega dos pedidos. Alguns critérios a serem levados em consideração são:

  • Caminho percorrido;

  • Distância entre os clientes;

  • Janela de entrega de cada cliente;

  • Tipo de veículo necessário;

  • Equipe necessária para entrega;

O primeiro passo é a criação de estratégias de atendimento por zonas, de acordo com a localização dos clientes. Mas esses critérios acima irão definir as rotas de entregas dentro de cada território.

Automatizando o roteiro de entregas

Criar um roteiro de entregas diariamente toma tempo e ainda mantem uma margem de erros razoável, principalmente quando há uma grande quantidade de clientes e de equipes a serem visitados.
Você já ouviu falar nos softwares conhecidos como Roteirizador de Entregas?
Estes sistemas ajudam justamente gestores de equipes de logística a automatizar o processo de roteirização de entregas, fazendo em poucos segundos o que os gestores levariam horas para fazer, e com uma margem de erros muito menor.
Mas você deve estar se perguntando, como um software é capaz de definir estas informações?
Um roteirizador de entregas utiliza diversos algoritmos matemáticos e computacionais (determinísticos e heurísticos) para calcular as rotas a partir de todos os pedidos pendentes para entrega. Ele se baseia na a frota disponível e faz a melhor alocação das cargas para otimização dos custos operacionais.

Benefícios de um roteirizador de entregas

Ao automatizar o roteiro de entregas com um software especializado, os gestores garantem para o negócio diversos benefícios, como:
Redução de custos operacionais, sendo necessário uma equipe menor para o planejamento das entregas;

  • Maior eficiência. Como serão realizadas mais entregas em menos tempo, o faturamento também tende a ser maior;

  • Mais agilidade na operação de roteirização e entrega;

  • Mais produtividade da equipe, evitando também a necessidade de contratação de terceiros ou uso de horas extras de motoristas e entregadores;

Outro grande benefício ao se adotar um software de roteirização é a Padronização dos processos, reduzindo riscos e minimizando a chance de erros como desvios de rotas, entregas erradas ou qualquer outro imprevisto que possa acontecer no transporte.
De um modo geral, quando o roteiro de entregas é feito manualmente, esses erros acabam sendo gerados no processo de definição de rota, e fazem com que o tempo de entrega seja maior do que o previsto, elevando os custos de logística por cada entrega.

 

Considerações finais

Fazer um roteiro de entregas planejado, avaliando diariamente todos os pedidos pendentes e considerando os critérios que mais impactam nos custos logísticos, é o primeiro grande passo para se alcançar uma redução de custos que impacte positivamente os resultados da empresa.
Porém, estes custos podem ser ainda mais otimizados com o apoio da tecnologia, ao se utilizar um software de roteirização capaz de automatizar este processo e garantir mais agilidade não só na operação, mas também no planejamento.
Ao se utilizar um software de roteirização, além do tempo e da redução de custos, o distribuidor também irá garantir aos seus clientes entregas mais rápidas, e irá minimizar sua margem de erros, evitando gastos não planejamentos e aumentando a satisfação da equipe e de seus clientes.
E você, como faz seu roteiro de entregas? Fale com a Pathfind!

Assinatura Cesar

CTA Glossário logístico

logistica

Você já conheçe ou pratica logística verde? Baixe nosso ebook e saiba tudo sobre o tema.

BAIXAR

Se inscreva em nosso boletim informativo

Enviaremos somente conteúdos realmente relevantes.