A importância da roteirização para sua torre de controle

a-importancia-da-roteirização-para-sua-torre-de-controle

A Torre de Controle, por si só, não produz resultados significativos para o negócio. Ela precisa estar amparada por tecnologia, processos e pessoas.

Contar com a eficiência nos processos de logística é fundamental para qualquer empresa de transportes - e também para as empresas que fazem a entrega de seus produtos - que queira reduzir custos, otimizar a operação e crescer de forma saudável.

Na logística, implementar uma Torre de Controle, ou seja, uma central de inteligência, é fundamental para melhorar a produtividade. Afinal, a torre é responsável por planejar, executar e acompanhar em tempo real as entregas e os deslocamentos.

A Torre de Controle é uma central de integração e inteligência logística, que visa aumentar a eficiência da cadeia produtiva com foco em planejamento, processos, execução e correção de desvios em tempo real, identificando falhas com agilidade, evitando atividades improdutivas da equipe ou a adoção de rotas demoradas ou inseguras.

No entanto, para que seja eficaz, a torre precisa combinar o uso da tecnologia com a capacidade humana.

Tecnologia, pessoas e processos

A Torre de Controle permite a tomada de decisões e o planejamento baseado em dados. É fundamental contar com o apoio da tecnologia para integrar todos os processos e identificar rotas mais ágeis e seguras.

Ainda assim, nenhuma tecnologia funciona sozinha. Portanto, ter uma equipe especializada, que tenha experiência na área é fundamental, pois esses profissionais que serão capazes de avaliar e trazer insights fornecidos pelos sistemas e transformá-los em estratégia e ações preventivas.

Por exemplo: com um roteirizador de entregas, sua equipe conseguirá identificar informações, como:

  • Melhores rotas para realizar uma entrega, quais pedágios, qual menor quilometragem, o trânsito em determinada região e até as áreas de risco.

  • Quais entregas podem ser realizadas em uma mesma janela

  • Qual a quantidade a ser entregue e quais veículos podem ser utilizados para essa capacidade


Com base nessas informações, o operador de logística poderá decidir, por exemplo, se fará a entrega com um bitrem, carretas de 2 eixos ou VUC’s, além de analisar a ocupação do veículo e a área de entrega.

Eficiência em todas as atividades

Por fim, assim como o restante das atividades da empresa, a torre precisa de processos para que traga resultados. Podemos citar a frequência de auditorias e a revisão de rotas para que a estratégia e os resultados do negócio continuem evoluindo.

O grande objetivo da Torre de Controle é aumentar a eficiência da empresa, reduzir custos e aumentar a qualidade percebida pelos clientes.

Portanto, a iniciativa não acontece de forma isolada e depende diretamente de tecnologia e da otimização dos processos e rotas dos veículos.

A torre nada mais é do que um grande centro estratégico dentro do seu negócio. Ou seja, sem um bom sistema de roteirização, sem análise de resultados e sem a busca constante por aprimorar os processos, ela não consegue cumprir com o seu papel.

Dessa forma, dentro da estrutura da torre, a roteirização e a otimização de recursos colabora para algumas melhorias essenciais no processo logístico, como:

  • Aumento do tempo produtivo: a espera de carga/descarga no cliente é mais ágil;

  • Maior aproveitamento da capacidade dos veículos;

  • Mais segurança para evitar incidentes e ocorrências no deslocamento, como pneus furados e blitz;

  • Redução dos custos operacionais com manutenções inesperadas da frota;

  • Maior eficiência e agilidade no transporte ao planejar a rota da frota de acordo com as demandas;

  • Redução da jornada de trabalho do motorista e do tempo ocioso;

  • Aumento da qualidade percebida pelo cliente na prestação dos serviços.

Em resumo, uma operação logística otimizada e com altos níveis de performance demanda uma série de iniciativas em conjunto, que vão contemplar desde ferramentas de roteirização adequadas até uma equipe capacitada e uma cultura baseada em análise de dados para a tomada de decisões.

Com a competitividade do mercado cada vez mais acirrada, olhar para todos os processos de forma estratégica é fundamental, afinal, é essa postura que permitirá reduzir custos, agir com velocidade quando imprevistos ocorrem e criar maior vantagem competitiva.

Assinatura Cesar

CTA Cálculo ROI

logistica

Você já conheçe ou pratica logística verde? Baixe nosso ebook e saiba tudo sobre o tema.

BAIXAR

Se inscreva em nosso boletim informativo

Enviaremos somente conteúdos realmente relevantes.