Inteligência logística: um diferencial para o seu negócio

shutterstock_1109390066

A crescente globalização e acesso ao empreendedorismo fez com quem o Brasil se torna-se um dos países mais competitivos do mundo, com um mercado altamente exigente. Agora a satisfação dos clientes não dependem mais do básico, e sim de várias estratégias utilizadas para facilitar suas vidas e compras.

Para isso, muitas empresas tomam como principal método de crescimento, a Inteligência Logística, que são um conjunto de ações capazes de transformar completamente seus resultados. A Inteligência Logística otimiza todos os processos de uma empresa, seja de produção, entrega, prospecção até a venda, todos os setores vão reduzir falhas e custos, trazendo seu negócio para patamares inalcançáveis em relação à concorrência e conquistando satisfação total dos seus clientes.


Os primeiros passos para aderir uma Inteligência Logística para sua empresa são:

  • Planejamento

Planejamento é uma das ações mais importantes para uma empresa, necessário em qualquer setor, seja na fundação do seu negócio, no marketing e principalmente no setor logístico. Idealizar todos os passos a serem tomados, pela sua equipe de produção, transporte e vendas, reduzirá o risco de imprevistos e custos da sua empresa.

  • Inovação

Abrir sua mente para táticas inovadoras para seu negócio será decisivo para elevar-se no mercado. Ficar no passado só lhe trará prejuízos, invista em tecnologia e inovação para seguir um caminho de sucesso.

  • Criação de metas

Com datas e números computados e muito bem planejados, todos os seus funcionários terão um guia bastante funcional para seguir no dia-a-dia e alcançar êxito em suas ações e tarefas. Criar metas a partir da satisfação completa do cliente é uma forma de inspirar, impulsionar e supervisionar a sua equipe na obtenção de melhores resultados para sua empresa.

Os métodos utilizados pela Inteligência Logística são:

  • Logística Enxuta:

O conceito asiático modelo da Toyota é referencial para Inteligência Logística em todos os setores industriais e de produção. Ele refere-se a formas de eliminar desperdícios operacionais e atividades desnecessárias, reduzindo a incidência de erros e retrabalhos.

  • Benchmarketing:

O Benchmarketing é um grande estudo sobre a concorrência, sobre as melhores táticas utilizadas e quais fariam sentido e trariam resultados para a minha empresa. Não se trata de copiar, mas de conhecer a minha concorrência e seguir os exemplos mais inteligentes e eficazes.

  • Treinamento:

Os processos tem imensa importância dentro de uma instituição, mas sabemos que eles são na maioria das vezes feitos pelas mãos humanas, sujeitas a erros. Por isso treinamento é uma das fases mais importantes para que todas as ações ocorram da melhor forma e para que o cliente saia satisfeito.

  • Mapeamento dos processos:

Por meio desta ação você pode analisar todos os processos e identificar seus problemas e resultados, aplicando correções imediatas e reduzindo custos.

  • Centralização de Informações:

Centralizar todas as informações e códigos em um só lugar pode agilizar processos e torná-los cada vez mais eficazes. Organize uma base de dados e consiga se comunicar mais rápido e fácil dentro da sua empresa.

  • Automação dos processos:

Investir em tecnologia é um dos principais passos para a eficiência logística do seu negócio. Com umsoftware especializado, é possível ter um controle maior sobre os processos logísticos, de rotas, entregas e vendas. Obter informações de modo rápido e atualizados, monitorar frotas e pedidos, entre vários outros benefícios que uma ferramenta logística pode te oferecer.

 

Aderindo essas ações dentro da sua empresa você pode conquistar várias vantagens para sua empresa e conseguir metas inimagináveis para sua empresa.

  • Fidelização

Quem não quer ser parceiro de uma empresa que cumpre todas as promessas que faz? É essa a realidade de quem implementa Inteligência Logística no seu negócio, uma clientela completamente fiel e apaixonada pelo serviço que você proporciona.

  • Prospecção de clientes

Além de fidelizar os seus atuais clientes, você também refinará sua reputação no mercado e será capaz de prospectar vários outros clientes.

  • Diminuição de custos

Aprimorando a logística da sua empresa você vai eliminar todos os erros e diminuir drasticamente os custos de entrega, produção e venda na sua empresa. Somente com o aperfeiçoamento de entregas e vendas você pode ter uma grande economia de material e combustível impressionante.

Quer saber como diminuir 20% dos custos da sua empresa? A Pathfind te dá a solução!

Assinatura Cesar

CTA 6 Dicas matadoras

logistica

Você já conheçe ou pratica logística verde? Baixe nosso ebook e saiba tudo sobre o tema.

BAIXAR

Se inscreva em nosso boletim informativo

Enviaremos somente conteúdos realmente relevantes.