Logística verde é a atividade que tem por finalidade e característica ampliar o desenvolvimento sustentável de uma cidade, estado ou país.
De que forma? Cuidando de todo o processo de saída, transporte, armazenamento e recolhimento de produtos ao final de sua vida útil e cuidando para que não haja emissão de poluentes e nem agressões ao meio ambiente.
A primeira e grande preocupação dos administradores e tomadores de decisão são os custos associados a essas iniciativas. É na avaliação do trade-off entre o verde e o financeiro que está o ponto crucial dessa forma de se fazer logística.
Inegavelmente, um dos propósitos primais da logística é reduzir custos (especialmente de transporte). Entretanto, as estratégias de redução de custos são usualmente antagônicas à consideração da variável ambiental na gestão empresarial.
É preciso analisar! A preocupação com o meio ambiente, além de ajudar a sociedade, tende a atrair mais consumidores.
Para o vice-presidente do Conselho Americano de Negócios Sustentáveis, Richard Eidlin, com o crescimento da preocupação com a natureza, as marcas passam a investir em processos e ações sustentáveis, e tendem a ganhar credibilidade com o público.
Você quer saber 5 maneiras bem práticas de usar a Logística Verde?
Baixe GRATUITAMENTE o nosso Guia de Boas Práticas em Logística Verde.