O papel dos roteirizadores no SLA entre transporte e seus clientes

O Papel dos roteirizadores no SLA entre transporte e clientes

Entenda como os roteirizadores ajudam a cumprir com as obrigações no SLA logístico e a otimizar a logística do seu negócio.

A logística ocupa um papel muito importante na gestão estratégica dos negócios. Afinal, ela impacta diretamente na percepção que o cliente tem com a marca. Além de ser essencial para otimizar custos e garantir que os itens chegue no tempo certo ao local certo.

Ao mesmo tempo, o setor está mais concorrido. Portanto, incorporar diferenciais e inovar na logística pode ser fundamental para ganhar competitividade em qualquer empresa.
Neste cenário, elencar e monitorar os indicadores de desempenho é extremamente importante para garantir uma gestão logística eficaz. E o SLA, ou Acordo de Nível de Serviço, é um deles.
Siga com a leitura deste artigo e entenda melhor sobre a importância do SLA e como os roteirizadores podem ser fundamentais para garantir mais competitividade e produtividade no transporte!

 

SLA na logística

O SLA é um acordo formalizado estabelecido entre os envolvidos em um negócio, ou seja, entre o comprador/cliente e o vendedor/fornecedor. No documento, são determinadas as responsabilidades de cada parte para que seja possível reduzir riscos.
O SLA, portanto, descreve detalhadamente tudo que é esperado na prestação de um serviço, como valores, prazos e qualidade esperada. Com isso, ele facilita a compreensão das necessidades dos clientes e garante >maior conformidade naquilo que será entregue.
Na logística, o SLA pode ser aplicado desde a obtenção da matéria-prima até a entrega do produto ao cliente final. Sendo que a rastreabilidade e o tempo médio de entrega são alguns dos indicadores que podem constar no documento.

O papel dos roteirizadores no SLA

Os roteirizadores usa os dados de geolocalização do transporte para dar sequência nas entregas de acordo com as premissas determinadas pela empresa. Em outras palavras, ele ajuda a >monitorar se o SLA está sendo cumprido e a otimizar o processo logístico.
A partir do uso de um roteirizador é possível assegurar as condições e prazos descritos no SLA. Ou, ainda, ir além e entregar ainda mais agilidade e qualidade aos clientes.
Com isso, os roteirizadores colaboram para:

1. Otimizar o transporte

O sistema roteirizador apresenta as condições de transporte baseadas em informações de valor, ocupação e rota. Com isso, o responsável pela logística consegue tomar decisões mais efetivas e, assim, minimizar os erros e aprimorar a entrega dos produtos.

2. Traçar rotas mais eficazes

Muitas vezes, o SLA de transporte não é cumprido por atrasos de entregas, que podem ser decorrentes do mau planejamento de rotas. 
Com o roteirizador, é possível identificar as rotas mais rápidas, seguras e que façam sentido dentro da logística da sua empresa. Dessa forma, o desperdício de tempo e o aumento de custos são evitados.

3. Identificar os perfis de veículos mais adequados

Por fim, o roteirizador ajuda a cumprir com as obrigações do SLA ao apoiar a tomada de decisão de qual o tipo de veículo mais adequado para cada entrega. Afinal, é preciso considerar o peso e o volume da carga em relação à capacidade do veículo para que a escolha esteja adequada.
Além disso, alguns clientes podem ter particularidades na entrega, como áreas de restrição ou horário. E não levar em consideração esses fatores podem levar a erros e atrasos, prejudicando diretamente o SLA.
Dessa forma, os roteirizadores exercem um importante papel no SLA entre transporte e seus clientes. Entenda mais sobre os benefícios da solução para otimizar a logística> da sua empresa,
acesse o nosso site.

Assinatura Cesar

CTA Cálculo ROI

logistica

Você já conheçe ou pratica logística verde? Baixe nosso ebook e saiba tudo sobre o tema.

BAIXAR

Se inscreva em nosso boletim informativo

Enviaremos somente conteúdos realmente relevantes.