O que é logística colaborativa? Qual a sua importância?

(1) (Blog) O que é logística colaborativa Qual a sua importância

Para as empresas que desejam se manter competitivas no mercado, a busca por novas estratégias que amplificam os resultados para si e para seus clientes é fundamental. No universo da logística, um conceito que vem ganhando destaque e sendo adotado por negócios do mundo todo é o da logística colaborativa. Entre os principais benefícios dessa prática, podemos citar o ganho na produtividade de todos os elementos envolvidos na cadeia de serviços. 

Quer entender melhor como funciona essa estratégia e quais são os ganhos que ela pode proporcionar para a sua empresa? Continue a leitura deste post, vamos explicar tudo!

 

O que é logística colaborativa?

A logística colaborativa, como seu nome já sugere, corresponde a uma colaboração entre uma empresa e seus fornecedores, clientes, prestadores de serviço e até mesmo concorrentes, em busca de melhorias nos processos logísticos e, é claro, mais lucratividade. 

Para uma pessoa mais leiga, pode parecer coisa de outro mundo que negócios concorrentes atuem em colaboração, mas a verdade é que as empresas descobriram recentemente que trabalhar dessa forma traz benefícios a todas as partes envolvidas. Então, por que não atuar de maneira conjunta?

 

Quais são as principais características da logística colaborativa?

Para colocar em prática a logística colaborativa, o segredo está em enxergar o outro negócio como aliado: a partir de uma comunicação bem estruturada entre todos os players, é possível garantir que eles cresçam em conjunto, compartilhando as melhores práticas e criando uma cadeia em que as demandas passam a ser melhor atendidas e a capacidade de todos é aumentada. Legal, né?

Para deixar mais claro, imagine que duas empresas realizem de forma combinada o deslocamento de seus materiais. Assim, o mesmo meio de transporte (como um caminhão, por exemplo) leva o material de uma na ida e, na volta, entrega a mercadoria da outra. Essa estratégia otimiza todo o processo de transporte, economizando tempo e, também, dinheiro.

 

Qual a importância da logística colaborativa?

Como pudemos entender, a logística colaborativa tem como foco principal a integração entre empresas dentro de uma mesma cadeia. A grande importância disso está nos benefícios alcançados pelos negócios que adotam essa estratégia! Veja alguns dos principais abaixo:

  • Redução de custos com armazenamento e transporte;

  • Maior agilidade e eficiência nos transportes;

  • Fortalecimento da cadeia;

  • Mais sustentabilidade;

  • Ganho em competitividade;

  • Aumento da oferta de trabalho.

 

Como a logística colaborativa pode ser aplicada nas empresas?

Na hora de colocar em prática a logística colaborativa, existem algumas práticas que podem ser adotadas pelas empresas. Confira algumas delas:

  • Utilização de transporte terceirizado em parceria com outras empresas;

  • Contratação de operadores logísticos;

  • Compartilhamento de centros de armazenamento e de distribuição;

  • Aplicação da logística reversa, com foco no retorno de materiais já utilizados para o processo produtivo, propiciando seu reaproveitamento ou descarte apropriado.

A Pathfind é especialista no oferecimento de soluções capazes de aumentar os resultados de vendas e entregas da sua empresa. Quer entender melhor como a gente faz isso? Conheça os serviços em nosso site e saiba como estamos transformando a logística no Brasil. Aproveite e converse com um consultor!

solicite uma demo

 

Assinatura  Antonio sem borda

logistica

Você já conheçe ou pratica logística verde? Baixe nosso ebook e saiba tudo sobre o tema.

BAIXAR

Se inscreva em nosso boletim informativo

Enviaremos somente conteúdos realmente relevantes.