Os obstáculos e as soluções no transporte de cargas no Brasil

Os obstáculos e as soluções no transporte de cargas no Brasil

 

Veja como transpor os principais obstáculos logísticos do país mesmo lidando com um cenário defasado e extremamente complexo.

No Brasil, menos de 10% dos 1,5 milhão de quilômetros de estradas são pavimentadas, segundo Mauricio Lima, sócio diretor do Instituto de Logística e Supply Chain (ILOS), em entrevista para o Estadão. O número é assustador para um país que depende diretamente da malha rodoviária para funcionar.

Diante de um cenário em que a Indústria precisa satisfazer o cliente, cada vez mais exigente, a Logística 4.0 entra como peça fundamental para atender essa demanda cada vez mais urgente.

O transporte de cargas no Brasil é uma atividade muito complexa e repleta de obstáculos. Ainda assim, é possível contornar algumas situações e aprimorar os processos internos para que a empresa ganhe maior competitividade. 

Desafios que podem ser solucionados

Antes de tudo, é importante distinguir os desafios na área do transporte que estão e os que não estão no controle da empresa.

O problema de infraestrutura do país, por exemplo, é algo que foge totalmente da alçada de um negócio de transporte. Dessa forma, é importante voltar os olhares para aqueles obstáculos que podem ser contornados pela empresa. Aqui, podemos destacar alguns pontos, como:

1. Eficiência operacional

Melhorar a eficiência de uma empresa de transportes é um dos grandes desafios da área. Afinal, quanto melhor a eficiência, maior a qualidade dos serviços prestados e menores os custos da operação.

Apesar da urgência em trabalhar neste âmbito, conquistar a eficiência operacional não é uma tarefa nada fácil. Ela demanda o envolvimento de vários setores e mudanças nos processos para que os resultados comecem a surgir.

2. Oferta de melhores serviços aos clientes

Com o aumento da exigência do consumidor final, também crescem as expectativas das empresas que usam os serviços de transportes. Afinal, a eficiência operacional também impacta diretamente na qualidade dos serviços que serão entregues.

Ao estabelecer processos mais otimizados, é possível entregar as mercadorias com maior agilidade e segurança. O que impacta diretamente na satisfação do cliente.

3. Maior sincronicidade com a cadeia

Para conquistar maior eficiência no transporte é preciso ainda uma boa integração com todos os agentes da cadeia.

Entender as necessidades e participações de cada um desses atores permite que o processo seja mais sustentável, evitando o desperdício de recursos e de tempo.

Como resultado, cada parte cumpre com suas atribuições de forma ordenada e produtiva, contribuindo para o aumento de ganho de todos.

4. Redução de custos

Por fim, a redução de custos é um dos principais objetivos de uma operação logística. E seu maior desafio está em justamente não conseguir otimizar os processos e usar os recursos de forma adequada.

Podemos citar alguns fatores que impedem a diminuição de custos como veículos circulando sem carga, tempo ocioso da equipe, rotas inseguras, entre outros.

Esse é um ponto que está totalmente no controle do negócio e que pode ser resolvido com atitudes simples, como a adoção de tecnologia para traçar as melhores rotas, revisão de processos e treinamento. 

Com essas mudanças, se torna possível usar as frotas de maneira adequada e traçar rotas mais produtivas. Como consequência, os custos com manutenção caem, assim como os gastos com combustível e tempo ocioso da equipe, entre outros.

Por si só, uma roteirização mais eficaz já pode contribuir para reduzir em até 20% os custos totais de uma empresa de transportes.

Portanto, é chegado o momento de analisar e compreender melhor o que pode ser mudado para aumentar a eficiência operacional. Desta forma, é possível fazer o melhor dentro do nosso cenário atual e ainda ganhar mais vantagem competitiva!

Assinatura Cesar

CTA Cálculo ROI

logistica

Você já conheçe ou pratica logística verde? Baixe nosso ebook e saiba tudo sobre o tema.

BAIXAR

Se inscreva em nosso boletim informativo

Enviaremos somente conteúdos realmente relevantes.