Sistema de roteirização melhorando os resultados da sua empresa

Otimização de Transporte: Como o sistema de roteirização pode melhorar os resultados

 

Roteirizar as entregas é uma atividade fundamental para a eficiência do negócio. Entenda como um sistema de roteirização é fundamental para atingir o seu resultado.

Otimização do transporte e suas as rotas é essencial para que uma empresa seja mais eficiente e reduza seus custos. Afinal, é a roteirização planejada que vai garantir a segurança das cargas e o cumprimento dos prazos firmados na prestação do serviço.

Além disso, é o bom planejamento de rotas que vai ajudar o seu negócio a manter os custos de transporte baixo.

Para você ter uma ideia, a UPS, uma das maiores empresas de logística do mundo, economizou cerca de 10 milhões de galões de gasolina diminuiu até 13 km por rota com uma medida simples e um tanto quanto curiosa: proibindo seus motoristas de fazer conversões à esquerda.

A medida foi tomada porque, muitas vezes, fazer curvas à esquerda forçam os caminhões a permanecerem ociosos e aumentando o tempo das entregas. No entanto, uma decisão como essa só pode tomada após muita análise e planejamento para que tenham bons resultados.

Um grande desafio de eficiência

Estamos vivendo em um mercado em que palavras como racionalização, estoque zero, qualidade elevada e alta competitividade precisam estar em nossa mente a todo momento.

Neste sentido, o transporte apresenta um grande desafio de eficiência. Afinal, é preciso olhar com mais atenção para alguns processos e detalhes da área para que, com isso, seja possível aplicar estratégias e ferramentas que permitam melhorar a qualidade aos clientes ao mesmo tempo em que os custos são otimizados e reduzidos.

Planejamento rápido, eficiente e menos custoso

Esse é o sonho de qualquer empresa de transporte. Afinal, é a agilidade, a eficiência e os custos reduzidos que vão indicar um negócio produtivo e altamente otimizado.

O planejamento das rotas de entrega precisa ser eficiente e capaz de responder rapidamente a qualquer evento, além de garantir a melhor qualidade ao menor custo de transporte.

Para que isso aconteça, é preciso considerar diversas variáveis, como:

  • Tempo ocioso da equipe;

  • Uso adequado dos veículos; 

  • Trajetos mais rápidos e seguros, entre outros.

A grande questão, no entanto, é que muitas empresas ainda fazem este planejamento de forma manual e sem base de dados para analisar. E é exatamente neste ponto que está o perigo.

A roteirização precisa ser realizada com base na alocação racional dos serviços de transporte, na programação dos veículos, na ordem mais adequada dos atendimentos a serem realizados, entre outros fatores. Tudo isso com o objetivo de minimizar as distâncias percorridas, o tempo e o custo de operação.

Tecnologia como meio para otimizar rotas

Ao olhar com mais atenção para o planejamento de rotas fica mais fácil de entender que essa é uma atividade complexa e que demanda, portanto, ferramentas capazes de oferecer uma visão mais realista e macro dos processos.

Tenha em mente que otimizar o transporte deve considerar fatores como horários de atendimento dos clientes, restrições de circulação, estacionamento de veículos e disponibilidade da frota e jornada de trabalho dos motoristas.

Todas essas variáveis, quando amparadas por um sistema de roteirização, podem ser aplicadas da melhor maneira. Assim, é possível identificar gargalos rapidamente e corrigir rotas e processos.

Como resultado, um sistema de roteirização colabora para:

  • Calcular automaticamente as rotas mais eficientes e os agendamentos, reduzindo quilômetros rodados e economizando com gasolina e manutenção de veículos;

  • Otimizar rotas e planos de entrega contribuindo, assim, para aumentar a satisfação do cliente;

  • Sequenciar as cargas de forma automática e conforme novos pedidos são lançados;

  • Acompanhar os veículos e as mudanças de rota com base em fatores externos, como clima, obras na via, estradas perigosas, entre outros;

  • Ter acesso a métricas detalhadas de desempenho que vão ajudar a empresa a implementar estratégias mais competitivas.

Todos essas vantagens impactam diretamente em um fator muito importante para as empresas, a redução de custos, fazendo com que o ROI desta operação seja excelente. Utilize nossa calculadora online e, com base na realidade da sua empresa hoje, calcule o ROI.

Assinatura Cesar

CTA Cálculo ROI

logistica

Você já conheçe ou pratica logística verde? Baixe nosso ebook e saiba tudo sobre o tema.

BAIXAR

Se inscreva em nosso boletim informativo

Enviaremos somente conteúdos realmente relevantes.