Otimizador de rotas: como escolher o ideal para minha empresa?

Otimizador de rotas: como escolher o ideal para sua empresa
Para uma gestão logística eficaz, é necessário obter uma estratégia de transporte de cargas. Então, para conquistar essa melhoria na área de transporte, um otimizador de rotas é uma das melhores opções de ferramentas.

O que faz um otimizador de rotas?

O otimizador de rotas tem como finalidade realizar a análise de trajetos para encontrar rotas mais adequadas na hora de fazer o transporte de cargas, seja para a empresa, seja para clientes e fornecedores.

A partir dele, o percurso estabelecido será definido por diferentes fatores, como: tempo de transporte, quantidade de pedágios, locais de risco e outros aspectos que influenciam diretamente o processo logístico.

Quais os principais erros na hora de traçar rotas?

Para realizar a personalização das rotas com o otimizador, deve-se traçar um planejamento que converse com a logística e com as necessidades de clientes e fornecedores. 

Caso o planejamento estratégico seja ineficiente, a empresa poderá ficar exposta a alguns erros na hora de traçar rotas:

Desconsiderar informações sobre os clientes

Uma empresa que não averigua as informações encaminhadas pelos clientes tende a falhar no planejamento de entrega, como horário de recebimento e forma de entrega.

Se um transporte é realizado no momento em que o cliente não está no local para receber, por exemplo, a empresa terá que enviar novamente um motorista, o que gerará mais custos e falta de confiança por parte do cliente.

Utilizar métodos ultrapassados

Empresas que ainda utilizam planilhas como método de sistema de roteirização fazem com que os processos sejam mais lentos e demandem mais energia, além de aumentar os riscos de erros na formatação do trajeto. 

Outro ponto importante no que se refere ao uso de métodos ultrapassados é a falta de dados mais precisos, fazendo com que cálculos de gastos para a realização de processos tenham uma probabilidade maior de erros.

Como escolher o otimizador de rotas ideal?

Para efetuar a escolha de um otimizador de rotas, é importante concretizar os seguintes passos:

  1. Ter o conhecimento sobre as necessidades do negócio, como definir o que é essencial, quais são as limitações da empresa, supostos problemas que podem ocorrer, dentre outros questionamentos;

  2. Fazer uma pesquisa elaborada a respeito de otimizadores de rotas que possam ser efetivos e como os sistemas de cada um funcionam;

  3. Comparar todos os sistemas para decidir qual se encaixa melhor com o perfil logístico da empresa.

Por que usar um software de roteirização?

Um software de roteirização contribui muito para o crescimento da empresa e facilita todos os processos no setor de transporte. Portanto há diversas razões para utilizá-lo, veja:

  • Contribui para fazer mais rotas para diversos destinos;

  • Possibilita uma definição aprimorada dos horários dos funcionários para melhor estimar o tempo de entrega;

  • Verifica o transporte de carga de acordo com tamanho, peso e o valor transportado;

  • Afunila as informações de janelas de entregas, facilitando tanto para o motorista quanto para o cliente.

Além dessas razões, há muitas outras para investir no otimizador de rotas, portanto, se você deseja conhecer mais sobre essa ferramenta, navegue pelo site da Pathfind!

Somos uma empresa de soluções para setor logístico de trade marketing e de vendas a fim de possibilitar a redução de custos com inovação e tecnologia.

logistica

Você já conheçe ou pratica logística verde? Baixe nosso ebook e saiba tudo sobre o tema.

BAIXAR

Se inscreva em nosso boletim informativo

Enviaremos somente conteúdos realmente relevantes.