Entenda como um planejamento estratégico de rotas colabora diretamente para uma expedição mais eficiente e para a redução de custos logísticos.
A expedição é uma das áreas mais complexas na logística. Afinal, ela é responsável por verificar se o pedido do cliente está correto, preparar os documentos da remessa, pesar as mercadorias e carregar os veículos.
Justamente por realizar tantas tarefas importantes, qualquer deslize ou falta de atenção na expedição pode custar muito caro à empresa, além de comprometer sua imagem perante ao cliente.
Dessa forma, buscar a excelência na expedição deve ser uma atividade constante. Afinal, com um processo otimizado, é possível reduzir custos, tornar o envio das mercadorias mais rápido e aumentar a competitividade no mercado.
Dentro desse cenário, o planejamento de rotas pode ser um importante aliado para reduzir os gargalos e aumentar a eficiência na expedição.
Quer entender melhor essa relação? Então, siga com a leitura deste artigo!
Controle rígido para evitar desperdícios
O fluxo de saída de uma empresa de transportes precisa ocorrer com fluidez, segurança e confiança. Só assim será possível atender às demandas dos clientes de maneira eficiente e alcançar os resultados desejados.
Por ser uma atividade complexa, a expedição demanda atenção e controle rígido para que a empresa não arque com desperdícios ou desfalques.
Além disso, é papel da expedição definir qual o melhor veículo para levar cada mercadoria ao destino final, assim como as rotas mais adequadas para cada remessa.
Afinal, estes e outros detalhes, como as embalagens e acondicionamento das mercadorias, são essenciais para que o produto chegue rapidamente e dentro da qualidade esperada.
A importância da roteirização no processo
Um dos grandes gargalos da expedição costuma acontecer no momento de definir as rotas. Afinal, o planejamento estratégico de rotas busca justamente o melhor uso da frota e a distribuição adequada das mercadorias para que elas sejam entregues com eficiência.
Uma boa roteirização colabora para entender melhor as demandas diárias e, com isso, planejar como, quando e por quem elas serão entregues. Ou seja, com a atividade é possível ter uma visão geral do que está na empresa para, então, garantir que as entregas sejam realizadas de forma rápida e sem desperdícios.
Tenha em mente que um processo de expedição otimizado demanda rotas adequadas. Afinal, é a roteirização que permitirá fazer o melhor uso da frota e a redução de custos que costumam pesar para o negócio, como o tempo longo para realizar as entregas, o desperdício de combustível e a quantidade alta de horas ociosas da equipe.
Tecnologia a favor da expedição
Para que todos os processos aconteçam de maneira fluida e eficaz, no entanto, é preciso contar com uma estrutura que permita a análise de dados e a tomada de decisão rápida.
Aqui, a tecnologia exerce um papel importante para integrar os processos e prover as informações necessárias para que as melhores rotas sejam traçadas com base nas demandas diárias.
Um bom sistema de roteirização, portanto, colabora para que a sua equipe tenha todos esses dados à disposição e consiga planejar a expedição com muito mais eficiência e segurança.
Como resultado, riscos são minimizados, despesas são cortadas e a empresa como um todo ganha mais agilidade e qualidade nos serviços prestados.
Quer entender melhor como um sistema de roteirização pode ajudá-lo a melhorar o seu processo de expedição? Acesse o nosso site e conheça mais sobre a ferramenta e seus benefícios!