O planejamento de rotas pode reduzir gargalos no processo de expedição

Planejamento de rotas reduz gargalos nos processos de expedição

Entenda como um planejamento estratégico de rotas colabora diretamente para uma expedição mais eficiente e para a redução de custos logísticos.

A expedição é uma das áreas mais complexas na logística. Afinal, ela é responsável por verificar se o pedido do cliente está correto, preparar os documentos da remessa, pesar as mercadorias e carregar os veículos.

Justamente por realizar tantas tarefas importantes, qualquer deslize ou falta de atenção na expedição pode custar muito caro à empresa, além de comprometer sua imagem perante ao cliente.
Dessa forma, buscar a excelência na expedição deve ser uma atividade constante. Afinal, com um processo otimizado, é possível reduzir custos, tornar o envio das mercadorias mais rápido e aumentar a competitividade no mercado.
Dentro desse cenário, o planejamento de rotas pode ser um importante aliado para reduzir os gargalos e aumentar a eficiência na expedição. 

Quer entender melhor essa relação? Então, siga com a leitura deste artigo!

Controle rígido para evitar desperdícios

O fluxo de saída de uma empresa de transportes precisa ocorrer com fluidez, segurança e confiança. Só assim será possível atender às demandas dos clientes de maneira eficiente e alcançar os resultados desejados.
Por ser uma atividade complexa, a expedição demanda atenção e controle rígido para que a empresa não arque com desperdícios ou desfalques.
Além disso, é papel da expedição definir qual o melhor veículo para levar cada mercadoria ao destino final, assim como as rotas mais adequadas para cada remessa. 
Afinal, estes e outros detalhes, como as embalagens e acondicionamento das mercadorias, são essenciais para que o produto chegue rapidamente e dentro da qualidade esperada.

A importância da roteirização no processo

Um dos grandes gargalos da expedição costuma acontecer no momento de definir as rotas. Afinal, o planejamento estratégico de rotas busca justamente o melhor uso da frota e a distribuição adequada das mercadorias para que elas sejam entregues com eficiência.
Uma boa roteirização colabora para entender melhor as demandas diárias e, com isso, planejar como, quando e por quem elas serão entregues. Ou seja, com a atividade é possível ter uma visão geral do que está na empresa para, então, garantir que as entregas sejam realizadas de forma rápida e sem desperdícios.
Tenha em mente que um processo de expedição otimizado demanda rotas adequadas. 
Afinal, é a roteirização que permitirá fazer o melhor uso da frota e a redução de custos que costumam pesar para o negócio, como o tempo longo para realizar as entregas, o desperdício de combustível e a quantidade alta de horas ociosas da equipe.

Tecnologia a favor da expedição

Para que todos os processos aconteçam de maneira fluida e eficaz, no entanto, é preciso contar com uma estrutura que permita a análise de dados e a tomada de decisão rápida.
Aqui, a tecnologia exerce um papel importante para integrar os processos e prover as informações necessárias para que as melhores rotas sejam traçadas com base nas demandas diárias.

Um bom sistema de roteirização, portanto, colabora para que a sua equipe tenha todos esses dados à disposição e consiga planejar a expedição com muito mais eficiência e segurança.
Como resultado, riscos são minimizados, despesas são cortadas e a empresa como um todo ganha mais agilidade e qualidade nos serviços prestados.

Quer entender melhor como um sistema de roteirização pode ajudá-lo a melhorar o seu processo de expedição? Acesse o nosso site e conheça mais sobre a ferramenta e seus benefícios!

Assinatura Cesar

CTA Frotas inteligentes

logistica

Você já conheçe ou pratica logística verde? Baixe nosso ebook e saiba tudo sobre o tema.

BAIXAR

Se inscreva em nosso boletim informativo

Enviaremos somente conteúdos realmente relevantes.