Precisa de mais controle sobre sua frota? Saiba como a gestão de frotas pode te ajudar

Blog post (2) Precisa de mais controle sobre sua frota Saiba como a gestão de frotas pode te ajudar (Blog)
Os sistemas de gestão de frotas são tecnologias que surgiram a partir do avanço dos transportes terrestres nos últimos anos. Esse recurso permite que as empresas prestem serviços com mais qualidade, diminuindo os custos da operação, controlando despesas e mantendo as rotas funcionando. 

Para que isso ocorra, é necessária a adesão a processos consolidados e sem dificuldades de gestão, revelando como softwares informatizados são essenciais. 

O que é a gestão de frotas?

A gestão de frotas é a administração dos veículos de uma determinada organização a fim de garantir um serviço eficiente, viagens otimizadas, prevenção de acidentes, diminuição de custos e outros auxílios no dia a dia dos motoristas.

A gestão de frotas pode ser dividida em segmentos essenciais para um funcionamento de qualidade. São eles:

  • Gestão de ativos: os veículos da frota;

  • Gestão de insumos: o que é necessário para o funcionamento;

  • Gestão do comportamento: segmento ligado aos motoristas da frota. 

Qual a importância da gestão de frotas?

A gestão de frotas é essencial para organizações que possuem frotas. Conheça, abaixo, algumas das razões para isso:

  • Controle sobre os ativos;

  • Controle sobre os custos; 

  • Prevenção de acidentes;

  • Segurança jurídica.

Como funciona a gestão de frotas?

Há diversas formas de funcionamento de uma gestão de frotas, as quais podem ser aderidas a partir da escolha das empresas. A figura do gestor de frota ainda existe atualmente, porém sempre contando com o auxílio de ferramentas inteligentes que acompanham o cotidiano da frota.

Isso faz com que o trabalho aplicado no preenchimento de planilhas seja dispensado, deixando o trabalho mais ágil, eficiente e estratégico, já que a tecnologia permite, por exemplo, saber quando é necessária a realização de manutenções veiculares, além de realizar o controle de custos e dados para tomadas de decisões. 

Quais as vantagens da gestão de frotas?

Existem várias vantagens que uma boa gestão de frotas traz. Elencamos algumas para que você conheça com mais profundidade. Confira!

Planejamento estratégico

A gestão de frotas, quando realizada com qualidade, permite a elaboração de um planejamento estratégico mais preciso, incluindo aspectos como:

  • Plano de manutenções preventivas ou corretivas;

  • Plano para revisões veiculares;

  • Planejamento de renovação de frotas;

  • Interpretação de dados para as necessidades da frota.

Diminuição de custos 

Principalmente nos dias atuais, é importante ter controle sobre os custos envolvidos na operação, como os de combustível, por exemplo. Com uma boa gestão de frotas, é possível fazer com que esses valores estejam equilibrados, evitando custos que não são necessários. 

Segurança

Frotas bem gerenciadas garantem um maior nível de segurança, já que os veículos são mais bem cuidados, prevenindo acidentes, oferecendo treinamento aos condutores e analisando os dados para que seja possível prestar o melhor serviço. 

Conheça o roteirizador da Pathfind

A Pathfind oferece um roteirizador inteligente com foco na resolução dos grandes entraves de transporte no Brasil. A tecnologia opera em alta performance e é de fácil utilização pelo usuário, garantindo eficiência elevada nas operações de logística.

logistica

Você já conheçe ou pratica logística verde? Baixe nosso ebook e saiba tudo sobre o tema.

BAIXAR

Se inscreva em nosso boletim informativo

Enviaremos somente conteúdos realmente relevantes.