Entenda como a roteirização de frotas colabora para otimizar os processos, reduzir custos e gerar maior vantagem competitiva para o seu negócio!
A roteirização tem como objetivo reduzir os custos, o tempo e a distância percorridos nos processos logísticos.
Dessa forma, ela parte do planejamento de rotas e do uso adequado de frotas para garantir que o produto certo chegue para a pessoa certa no momento certo.
Para atingir esse patamar, no entanto, é fundamental contar com o apoio de um roteirizador de frotas. Assim, é possível ter dados em tempo real e monitorar os deslocamentos para planejar a atividade de forma competitiva.
Leia também: Conheça as vantagens de adquirir um roteirizador
Quer entender melhor os benefícios de uma roteirização de frotas inteligente? Siga com a leitura!
Como funciona a roteirização de frotas
Um bom sistema de roteirização ajuda a gerar rotas eficientes para diversos veículos e destinos.
Por meio dele, é possível cadastrar os horários de trabalho dos motoristas e integrar as informações ao sistema logístico. Além das informações sobre a carga que será levada, como peso, volume, tipo e valor.
Com isso, é possível estimar o tempo de entrega de cada rota e tomar decisões ágeis e certeiras que permitam ajustar as entregas, diminuir o gasto com combustível e otimizar todo o processo.
4 Benefícios da roteirização de frotas
1. Redução de custos
A roteirização permite otimizar e usar a frota de maneira correta de acordo com as demandas. Assim, a distância e o tempo dos percursos são reduzidos e o consumo de combustível e os gastos com os veículos também diminuem.
Como consequência, os gastos com a manutenção da frota são menores e os motoristas não ficam com tempo ocioso.
O resultado é um processo menos custoso e mais eficiente que impacta diretamente na percepção e fidelização dos clientes.
2. Diminuição de quilômetros rodados
Usar um sistema de roteirização permite traçar rotas adequadas à demanda e aos veículos disponíveis. Com isso, é possível reduzir as distâncias nas entregas e, consequentemente, o tempo.
Com o sistema é possível traçar e analisar a rota mais adequada entre dois pontos, considerando variáveis como o trânsito e restrições das cidades.
Assim, não ocorrem imprevistos no meio do caminho e os motoristas são orientados sobre melhores pontos para paradas de descanso e os horários em que precisam sair para evitar filas.
3. Maior segurança
A segurança da carga também se beneficia com um sistema de roteirização. Especialmente quando falamos de produtos de alto valor agregado ou que costumam ser mais visados em roubos.
A parametrização das rotas, evitando regiões perigosas, é fundamental para reduzir os riscos dos motoristas e das cargas. E essa atividade pode ser realizada de maneira simples e ainda se manter como padrão por meio de um roteirizador.
Leia também: Como os roteirizadores favorecem a contratação de seguros com descontos.
4. Satisfação do cliente
Quando a roteirização permite gerar trajetos eficientes, ela reduz consideravelmente a probabilidade de atrasos ou erros nas operações.
Esse tipo de atitude é notada pelos clientes, que recebem melhores níveis de serviço. Com isso, a roteirização tem um papel fundamental na logística e no negócio como um todo.
Afinal, por meio dela, é possível cumprir com horários e garantir que a mercadoria chegue íntegra no destino final.
Conclusão
De forma geral, a roteirização permite que a frota economize combustível e minimize os danos aos veículos, reduzindo os gastos com manutenção. Além disso, ao reduzir as distâncias e tempo das entregas, a jornada de trabalho também diminui, e limitando custos com horas extras e diárias da mão de obra.
Atualmente, já é possível acompanhar todo o caminho de um produto, desde o seu envio até a entrega ao comprador. Catalogar, monitorar e acompanhar a entrega traz segurança e gera confiança!