Quais os desafios da logística para E-Commerces?

Quais-os-desafios-da-logistica-para-e-commerces

Não é novidade a popularização dos e-commerces no Brasil. Para se ter uma ideia, o mercado movimentou 53,2 bilhões em 2018, segundo Ebit/Nielsen, e durante o Natal de 2019 (entre 15 de novembro e 24 de dezembro) R$14,1 bilhões, 29,9% a mais do que no ano anterior durante o período, segundo levantamento da Compre&Confie.

Para atender a essa demanda, é fundamental um processo de logística bem estruturado com estratégias de envio mais eficientes e econômicas. Afinal, para o consumidor, o prazo de entrega da mercadoria e o preço cobrado pelo frete são fatores relevantes no momento de escolher uma loja virtual.
Já para as lojas virtuais, é indispensável ter seus produtos estocados de forma a atender a demanda dos clientes que acessam seu site e garantir a entrega dentro do prazo estimado. Além de sempre buscarem alternativas sobre como transportar suas mercadorias a todos os seus clientes mais facilmente e com menos custo.

O que é logística de e-commerce?

Para organizar o fluxo logístico de um e-commerce é necessário entender como funciona cada processo, desde a compra do produto até o envio para o cliente. A>s atividades que integram a parte logística envolvem:

  • Recebimento e conferência dos produtos;

  • Estocagem;

  • Preparação do pedido;

  • Atuação das transportadoras responsáveis pelas entregas;

  • Rastreamento dos pedidos enviados (o próprio cliente poderá acompanhar a sua encomenda);

  • Gerenciamento das entregas desde o ponto de partida até o ponto de destino.

Outro fator importante, assim como toda e qualquer otimização feita na logística de um e-commerce, a roteirização não é só bem vinda como extremamente indispensável e necessária, pois com rotas mais eficientes o trajeto se torna mais assertivo garantindo o cumprimento dos prazos de entrega e por fim deixar o cliente satisfeito, mesmo com todos os desafios que impactam diretamente nas entregas como congestionamento das vias, rodízio, horários e vias restritas para trafegar. 

Escolha a melhor forma de transportar sua mercadoria

Para que seu e-commerce tenha sucesso e expansão das vendas online, a melhor tática é escolher a forma de transportar seus produtos. Uma boa logística simplifica todo o processo e>minimiza os problemas. Lembre-se que imprevistos podem acontecer e você deve estar preparado para eles e jamais prometa prazos que não será capaz de cumprir.
É fundamental prever cada um dos passos que seu e-commerce deverá tomar durante as etapas do processo de logística, assegurando assim, os bons resultados, a chegada da mercadoria vendida com segurança e a fidelização de seus clientes. 
A Pathfind alinha todos os processos logísticos sendo a ferramenta de roteirização mais adaptada com o mercado brasileiro.

Gostou desse conteúdo? Então não deixe de assinar a nossa newsletter para continuar recebendo outros artigos como este.

Assinatura Cesar

CTA Cálculo ROI

logistica

Você já conheçe ou pratica logística verde? Baixe nosso ebook e saiba tudo sobre o tema.

BAIXAR

Se inscreva em nosso boletim informativo

Enviaremos somente conteúdos realmente relevantes.