Qual a importância da engenharia logística?

Qual-a-importância-da-Engenharia-Logística

Otimização de processos, eficiência, redução de custos são, hoje, objetivos fundamentais para a logística.

Em um país com deficiência em infraestrutura, o uso da tecnologia e de processos eficientes torna-se essencial para melhoria de produtividade e dos resultados da empresa. 

A Engenharia Logística, embora não seja novidade,  é parte fundamental para trazer melhores soluções para os problemas operacionais e auxiliar na tomada de decisão. Continue a leitura para entender o que é Engenharia Logística e qual sua importância!

O que é Engenharia Logística?

A Engenharia Logística é a área responsável por estruturar processos produtivos de ponta a ponta no processo logístico, desde a compra de matérias primas até a entrega do produto ao cliente final.

Com o objetivo de oferecer um gerenciamento mais eficaz, a Engenharia Logística traz novas maneiras e métodos para criar processos e aprimorar os que já existem.

Resumidamente, a Engenharia Logística traz melhores soluções para os problemas operacionais. Sua função é desenhar e aperfeiçoar os processos logísticos, de infraestrutura e tecnologia, tornando-os mais eficientes.

E por que é tão importante?

Considerando a busca por otimização de processos e melhorias operacionais para reduzir custos e falhas no processo (que acabam gerando novos custos), a Engenharia Logística torna-se fundamental para as empresas que almejam desenvolver e ter suporte adequado para a gestão logística.

A área trabalha ativamente desenvolvendo ações para resolver problemas, aprimorar processos e propor novas soluções. Dessa forma, ganha-se inteligência logística para entender o processo atual e facilitar a tomada de decisões.

Benefícios da Engenharia Logística: 

A Engenharia Logística passa a ser um diferencial competitivo dentro da organização e podemos destacar alguns itens importantes que, se bem aplicados, irão beneficiar a empresa.

 

  •  Novas tecnologias

Com a Engenharia Logística, o processo tecnológico se torna fundamental, pois com o bom uso de softwares inteligentes é possível trabalhar a otimização, estruturação e outros processos logísticos, auxiliando a empresa a atingir melhores resultados frente à concorrência. 

 

  • Controle de produtos

Diante de um sistema de entregas planejado de ponta a ponta, o processo passa a ser simplificado e monitorado. Desde a separação do produto até a definição das rotas para entrega e a chegada ao cliente final. 

Desta forma, tanto o material que entra quanto o que é despachado, ganha agilidade e organização.  Menos tempo para entrega e cliente mais satisfeito.

 

  • Redução de custos nas operações x aumento na lucratividade

Eliminar os gastos excessivos e encontrar formas de economizar na operação logística é garantia de lucratividade. Nesse contexto, a Engenharia Logística desempenha um papel importante: ela mantém os processos eficientes, garante bons resultados e a competitividade no mercado.

O otimizador de rotas da Pathfind pode ajudar sua empresa a roteirizar as entregas de forma inteligente e eficiente.

Baixe nosso infográfico e entenda como podemos ajudá-lo nesse desafio! 

Gostou desse conteúdo? Então não deixe de assinar a nossa newsletter para continuar recebendo outros artigos como este.

CTA Cálculo ROI

logistica

Você já conheçe ou pratica logística verde? Baixe nosso ebook e saiba tudo sobre o tema.

BAIXAR

Se inscreva em nosso boletim informativo

Enviaremos somente conteúdos realmente relevantes.